a Sobre o tempo que passa: Contra o Estado-Ladrão

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.9.04

Contra o Estado-Ladrão



Há por aí um sub-Bloco Central de interesses mais imorais do que ilegais, onde todos se vão perpetuando em roubalheiras, clientelismos e favoritismos que permitiram a presente pouca vergonha expressa pela fina-flor desse entulho a que dão o nome de "jet set" que nos continua a amarrar em indignidade.

Por isso me sinto cada vez mais um campónio que sente as garras do Estado-Ladrão. Estou, definitivamente, do outro lado da barricada e como a Maria da Fonte sinto a tentação de lançar fogo às bilhetas. É que esta nossa última pós-revolução, porque não sabe ou não quer combater a evasão fiscal, acaba por pactuar com toda essa fauna das economias místicas, das isenções e das amnistias, fazendo com que a palavra portuguesa mais próxima do conceito de injustiça volte a chamar-se imposto.

Assim, como qualquer rural oprimido por fidalgotes e mercadores de grosso trato, quando recebo o papel amarfanhado da direcção-geral dirigida por um quadro do BCP, no ministério dirigido por um também quadro do BCP, aliás aposentado e dado à espiritualidade escrivá, ponho-me logo em campo a caminho de uma caixa multibanco, para pagar e me livrar da coisa. Porque quando pago, já posso denunciá-los e voltar a ser um homem livre.

Assim, vou odiando este Estado-Aparelho com todas as forças emotivas da alma e, neste sentido, me sinto um anarquista místico, saudoso da verdadeira ordem e alguém que tem de ser nacionalista contra o estadualismo, sonhando que a nação pode um dia assumir-se comunitariamente como povo e lancetar o vértice dos aparelhismos, neste momento representado pelo ministerialismo e pela partidocracia do PSD e do PP.