a Sobre o tempo que passa: O mais do mesmo só merece a gargalhada...

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

13.11.06

O mais do mesmo só merece a gargalhada...















Começo de mais uma semana, depois de uma inspirada peregrinação pela FAC. Leio a parangona onde Bill Gates anuncia que "próxima revolução será acabar com o rato" e reparo que, para quem ainda usa teclado, PCP acredita no futuro do socialismo e PND marcou para Março os "Estados Gerais da Direita" onde pretende definir e "clarificar espaços" da Direita na política portuguesa, numa decisão foi tomada em S. João da Madeira, num encontro que juntou o presidente e alguns membros da direcção, enquanto Mendes prepara medidas para o interior do País.

Por isso é que temos de subscrever Sócrates, depois de uma viagem pela nossa terra: os blogueiros e jornaleiros, quando «a análise não é boa», passam «à psicanálise». Vale-nos que o reitor-primaz veio pôr o dedo na ferida: "As universidades públicas vão receber menos 53 milhões de euros do Orçamento de Estado e a quantia transferida (668, 8 milhões) nem dá para pagar os salários dos professores e muito menos para preencher os quadros". Dizem os metereologistas que a manhã vai estar fresquinha, mas quando o sol chegar ainda podemos gozar o Verão de São Martinho.