a Sobre o tempo que passa: Entradas de leão e más saídas nas arruaças

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

8.11.05

Entradas de leão e más saídas nas arruaças


Leio que o Ministério Público (MP) abriu um inquérito a um conjunto de operações imobiliárias levadas a cabo por empresas do universo BCP em 2003, e que resultaram num reembolso de IVA à Pensões Gere no valor de 42 milhões de euros. O processo está a ser conduzido por Rosário Teixeira, o mesmo Procurador que dirige a mega-investigação do MP a suspeitas de fraude fiscal e branqueamento de capitais e que levou à realização de rusgas a quatro instituições financeiras, soube o Diário Económico. Noto que o espaço de revolta já não afecta apenas a comuna de Paris, para onde não se deslocou imediatamente o candidato presidencial Francisco Anacleto Louçã, com as suas tropas do "SOS racismo", mas todo o espaço de influência directa do centro do pretenso super-Estado europeu, onde é marcante a crise da segurança, enquanto nas periferias lusitanas do mesmo apenas nos chegou a crise da lei e a crise do imposto, dado que os bailados da pré-campanha presidencial só produzem entrevistas de Constança da Cunha e Sá à politiqueirice dos candidatos.


É por isso que prefiro regressar ao ritmo da tertúlia blogueira, onde ainda não emergiu o espírito bissectriz de D. José Policarpo, dizendo que tanto têm razão Zezinha Avilez Nogueira Pinto como Zé Barata Moura, o da "Joana come a papa" e da edição crítica de "Das Kapital" de Karl Marx que foi editada pela Editora Progresso da URSS, mesmo em cima do ano 1989. Por cá, apenas vamos assistindo à arruada de Soares na calçada de Coimbra e à má sina de Cavaco, por ser apoiado pelos banqueiros, nessa manobra que tenta obrigar o Zé, mas Povinho, a ter que escolher entre o Mário e o Aníbal. E a tudo vamos assistindo, mais impávidos do que serenos, até porque o simbólico apelo do poeta Manel ao patriótico, se tem autenticidade, na bota do estilo e do som épico, pode não corresponder à perdigota dos honrados apoiantes, também eles estrelas cadentes de um situacionismo quase intelectuário, dado os Eduardo Prado Coelho pouca diferença fazem dos Rui Alarcão e dos Mário Júlio das gravatas Almeida Costa.


A Sarkosy não chega a retórica da ordem republicana que perdeu a ética, como se nota nas fogueiras que tanto afectam os carros de boa marca que não têm garagem privativa, como os camiões dos patos bravos lusitanos que começaram como simples "maçons", casados com a "concièrge" da "mala de cartão", mas que já estão saudosos dos festivais de acordeão de Vila Verde. Esta Europa da locomotiva dos Chirac e Schroeder, todos com cara de plástico, está definitivamente de pantanas, porque se perdeu num pantanoso jogo de hierarquia de potências e saltos em frente constitucionais.

Image hosted by TinyPic.com

Voltando às nossas presidenciais, apenas tenho de notar que não anda por aí nenhuma candidatura semelhante à de Norton de Matos, representando a grande unidade reviralhista contra o reino cadaveroso salazarento. Os tempos que passam são cada vez mais parecidos ao crepúsculo da monarquia liberal, onde algumas das principais alternativas que nos são oferecidas apenas pretendem salvar os dominantes partidos sistémicos e a rotina do rotativismo. E eu bem gostaria que o velho leão que é Soares não se vestisse de Zé Luciano, armado em velha raposa dos progressistas e que tio Aníbal não fosse ao armário da naftalina tirar o manequim tecnocrático de António Maria, com muito macadame, fontanários e princípios de subsidiocracia, confundindo a eurofinança e a geofinança com os amanhãs que cantam. Apenas tenho saudades do velho Norton a elogiar postumamente o seu adversário Paiva Couceiro, tão anti-salazaristas e tão liberais que até se uniram no sonho patriótico da resistência contra o falso patriotismo das traduções em calão do Estado Novo que logo os condenou ao exílio.

Image hosted by TinyPic.com

Há por aí muitos vestígios de um devorismo possidente que, depois de se delamber com os restos de lentilhas da pós-revolução, ainda tem esperança num revanchismo de bordão que venha alcandorar algumas vaidades à comenda da gestão das cunhas e do tráfego de influências, com muitos colarinhos brancos e evasões fiscais. E não me parece que cheguem as ternurentas jantaradas da velha guarda coimbrã e algumas entradas de leão com más saídas nas sondagens. É preciso dar voz ao povo, sem ser apenas nas arruadas e nos discursos de mistura, como o que segue, entrameando o paleio dos três mais:

O meu compromisso com os Portugueses, no caso de merecer o seu apoio e ser eleito Presidente da República, emana da minha visão de futuro e das minhas ambições para Portugal. Candidato-me a Presidente da República por considerar que Portugal atravessa uma crise complexa e prolongada e por ter a consciência de que posso - tenho o dever - de dar um sério contributo para ajudar a ultrapassá-la. Candidato-me por um Portugal de todos. Não apenas dos donos dos aparelhos, sejam eles económicos, mediáticos ou políticos. Não há donos do voto nem da consciência dos homens e das mulheres livres de Portugal. Candidato-me por um Portugal que se diga no plural, uma Pátria que sois vós, uma Pátria que somos nós, um Portugal de todos.