a Sobre o tempo que passa: Index blogorum prohibitorum (II)

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

3.11.05

Index blogorum prohibitorum (II)

Ontem, pela noitinha, não resisti e tentei contactar directamente o secretário de Estado José Magalhães, comunicando-lhe pessoalmente a ocorrência do filtro censor. O governante-blogueiro, mal tocou o meu telefone junto da respectiva secretária pessoal, atendeu-me imediatamente e ouviu as minhas razões. Dei-lhe o nome da única direcção-geral onde se registou a circunstância, que não está, aliás, sob a respectiva tutela.

Louvo aquilo que seria de esperar do perfil do político em causa. E mais informo os estimados leitores que o fez sem ter comigo quaisquer relações pessoais de amizade ou de proximidade pessoal. Julgo que, além de trocas de livros, e de um anterior telefonema, por causa do nosso comum amigo, o falecido Luís de Sá, não tínhamos contactos. Dormi descansado. Acredito que, apesar dos filtros abstractos, ainda há governantes que são democratas à maneira popperiana, isto é, que a qualidade de uma democracia não se mede por perguuntarmos quem manda, mas antes por podermos controlar os poderes de quem manda.