a Sobre o tempo que passa: Viagens ao país de Mariano Gago no século XXI, antes da chegada do MIT

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.3.06

Viagens ao país de Mariano Gago no século XXI, antes da chegada do MIT

Acabo de ouvir os noticiários radiofónicos do começo da tarde. Reparo no calendário e julgo-me no século XXI. Mas noto que, na primeira notícia, os sindicatos da função pública se manifestam contra as medidas de desburocratização que levam à utilização de novos meios tecnológicos, lançadas sem prévia audição dos trabalhadores e sem promessa de garantia dos respectivos direitos.

A segunda é mais interessante: contra as mesmas medidas clama a Associação dos Industriais de Fotografia, insurgindo-se contra as máquinas digitais, a serem instaladas nas repartições públicas e o cartão único, dado que assim acaba o negócio da fotografia tipo passe que é sessenta por cento da facturação do sector.


Apenas sorrio. E passo às notícias internacionais, com os jovens franceses a fazerem uma grande manifestação em solidariedade com os jovens portugueses que ainda não têm CPE para também protestarem, dado que vivem em regime de recibos verdes, sob um governo da esquerda socialista pura.