a Sobre o tempo que passa: Paroquialismos, vacas sagradas e dilúvios que o não são

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

5.12.07

Paroquialismos, vacas sagradas e dilúvios que o não são


Todos temos uma pequena pátria, incluindo os que foram obrigados a migrar para esta cidade feita por subscrição nacional, a que chamamos Lisboa. A minha pátria é a casa onde nasci, a que está à esquerda da Sé, a encerrada maternidade Bissaya Barreto que servia de plataforma entre a cidade dos futricas e a dos doutores.

Porque quem nasceu nessa Coimbra universal relativiza os paroquialismos alfacinhas de ontem, com Costa a ceder às manobras de Carreiras, aceitando a perspectiva segundo a qual o que, há um dia, era o diabo, logo passa a parceiro contratual, nessa barganha sem negociação, mas com muitos tiros de pólvora seca, onde, afinal, todos somos jogados.

Mas dou razão a Costa: o PSD ameaçou e foi incoerente. Como dou razão ao PSD: Costa tentou dividir o PSD, mas não o conseguiu. Ficou-se pela vitória politiqueira, sacrificando a chamada ética republicana. E voltou ao discurso neomaquiavélico dos que põem a ética dita da responsabilidade acima da ética da convicção. Paroquialismo, por paroquialismo, prefiro as serenatas da Sé Velha.

Quem fingiu perder foi Jardim Gonçalves, o ausente-presente que não quer que a sua criatura se liberte do criador e não admite a lei da complexidade crescente. Tal como Mário Soares e demais vacas sagradas e senadores do "establishment", todos vão brincando à conspiração de avós e netos, chamando rejuvenescimento a esta serôdia personalização do poder, segundo a qual depois de "l'État c'est moi" tem que suceder o dilúvio.

Os senhores burocratas e partidocratas, sejam chefes de segunda ordem, directores, autarcas, ministros ou eurocratas, são especialistas em eternos erros de cálculo. Porque não conseguem adaptar a prospectiva à conjuntura e vão dando, a esta, o nome de estrutura.

A única certeza que podemos ter não está na futurologia das circunstâncias, mas antes em procurarmos o eixo de eternidade em torno do qual vai circular a roda da história. Porque não é a história que faz o homem, mas antes o homem que faz a história, mesmo sem saber que história vai fazendo.

E não há nada de mais historicamente comprovado do que o falhanço das sucessivas "révolutions d'en haut", programadas pelos errados "catecismos dos industriais" com que nos querem escrever antecipadamente as novas religiões da humanidade, em nome da "ordem e do progresso". Porque a história não é o produto das boas, ou más, intenções de um, ou de alguns dos homens, mas antes o resultado da efectiva acção de todos os homens.

Logo, torna-se urgente uma nova engenharia de desconstrução dos gnosticismos que nos enredam, principalmente dos neodogmatismos, ditos antidogmáticos, que ocuparam os livros de estilo do pensamento único que nos continua a adiar, embora vá engordando em aparelhismo. Quando precisávamos de mais calcificada estrutura óssea, de mais agilidade muscular, de mais flexibilidade cerebral. Para podermos regressar à razão inteira, àquela razão complexa que nunca decepou o lume da profecia.