a Sobre o tempo que passa: O riso de Deus. Alçada e Solnado, um testemunho Maria Teresa Bracinha

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

10.8.09

O riso de Deus. Alçada e Solnado, um testemunho Maria Teresa Bracinha


Pode ter-se dito muita coisa acerca do Solnado, mas não ouvi dizer que era um dos maiores amigos do Alçada e a importância chegou a uma fotografia para a posteridade que tiraram ambos de mão dada para que o futuro os confundisse nas opções...como me dizia o António a rir quando me mostrou a fotografia lá no Cartaxo.

Pelo António cheguei ao breve contacto com essa figura impar de generosidade que era o Raul. Só vento e a branca neve estenderam uma corda ao seu firme passo. Divirtam-se que não é pecado e semeiem pevides junto aos girassóis, diria.

Dantes, pensava que os livros eram feitos assim: semeados por uma agitação de vendedeira de castanhas à porta de uma guerra. Mas um dia a rua sentou-se e os soluços dos poetas começaram, mas salvos, salvos da servidão pelo podióchaaaaaaaaaaammmmmmmmmá-lo?

Obrigada, sempre obrigada ao Solnado.

M. Teresa Bracinha