a Sobre o tempo que passa: As metáforas de Cavaco, o regresso do tintol e as genealogias politiqueiras

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

3.8.09

As metáforas de Cavaco, o regresso do tintol e as genealogias politiqueiras


Cavaco e Dona Maria foram para o Algarve. Cavaco diz que tem um jipe de diplomas para promulgar. E acrescenta: "em Agosto não faço declarações político-...partidárias". Por outras palavras, o "lapsus calami" diz que as fez antes, como presidente, e que as fará depois!


Quando o nosso presidente faz metáfora, ela nunca se enquadra no soneto. E quando emenda, não rima. Sai quase sempre a Utopia do Thomas Mann..


Uma equipa de cientistas de Glasgow anunciou que vinho tinto previne infecções. O dito, além de ter dado de comer a um milhão de portugueses, foi, afinal, o fundador do Serviço Nacional de Saúde! Sumo de uva à Benfica é uma nação!


Ana Jorge e Jaime Silva preparam conferência de imprensa sobre a matéria. Joana Amaral Dias, porque não gosta da Lavoura, não foi convidada. O presidente do IDT tem dúvidas sobre a metodologia do estudo. Sócrates continua a tentar vender o Magalhães a Hugo Chávez...


Consta que o novo ministro da economia, com a tutela da defesa do consumidor, prepara nova e definitiva proibição da Coca Cola. Também o ministro da ciência encomendou ao MIT estudo sobre a possibilidade de fabricação de cerveja com base na uva lampião. As loiras e as "blacks" preparam manif de protesto: "acabem mas é com os rosés!".


A Joana é filha de... O Paulo é filho de... São todos filhos de, onde "de" não é "da", neste regime de filhos de algo, isto é, de fidalgotes, onde a desculpa está em dizerem que pai era peixe e eles também sabem nadar. Qualquer esquerdista diria que isto é dos monárquicos hereditários e finórios. Há é falta de horizonte: só enxergam mérito no que vêem no quintal, nos amigalhaços e nas visitas à casinha...


E não me venham com essa de eu ser filho de um capitão homónimo da polícia de choque, ou de ser irmão, ou marido, de uma empregada da PGR, condenada. O meu pai nunca foi polícia nem militar. Apenas tinha a farda de contínuo de uma instituição pública. Com eles, sempre tive idênticas relações às que todos temos com Adão e Eva. Até um velhinho do PCP, crítico de televisão num jornal online do partido, voltou à infâmia.


A bisneta, vice-presidida por três filhos de, quer fazer razia porque, entre os candidatos a deputados estão filho de Fernando Reis (Barcelos), de Luís Filipe Menezes (Gaia) e de Carlos Encarnação (Coimbra), onde, por acaso, mandam os papás e são carinhosos. O PSD, tal como o PS, revelam uma tendência predadora para a genealogia bairrista.


Fui ler coisas do congresso do PSD de há quatro anos. Lá estava discurso da Manela, pausado, sereno, cauteloso. Dizia: o pior que o PS sabe fazer é governar, eles falam mas não fazem e nós é que temos de apanhar os cacos que eles deixam para governar. Mas a credibilidade não se decreta, a credibilidade coqnuista-se. Apoiava então Luís Marques Mendes. E saudava a ascensão potencial de Cavaco a Belém.


"Acho que a mesma investigação que me foi feita a mim deveria ser feita ao dr. Marques Mendes. E mais não digo." (Isaltino) "Defender a ética na política foi o que eu próprio fiz." (M. Mendes). O segundo era presidente da assembleia municipal do primeiro. E havia uma coisa chamada Universidade Atlântica, participada dominantemente pela instituição do primeiro, que logo nomeou o segundo grão-saneador da dita...


O ilustre fafense, com a preciosa ajuda de Paula Teixeira da Cruz, usando as armas da Fábrica da Pólvora, logo limpou a herança PS de Afonso de Barros, alaranjando o processo universitário, com grande isaltinação. Tinha frequentes primeiras páginas no Expresso, até em colóquios com José Sócrates, então promovido como pensador e reformista universitário. Eram unha com carne.