a Sobre o tempo que passa: Entre o ser e o estar, com Portugal visto de dentro e de fora

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

25.1.10

Entre o ser e o estar, com Portugal visto de dentro e de fora


Entre o ser e o estar, vai a diferença que separa o radical (não o extremista) da falta de autenticidade deste centrão mole e difuso, que persegue desobedientes e odeia dissidentes. Por isso é que maior parte dos que estão não são. A Letra costuma matar o Espírito.

Há o que estando à esquerda é de direita e, vice-versa. Como o que está cristão, mas não é do Evangelho, ou o que está na maçonaria, mas não é dos mistérios antigos que são mistérios de sempre. Entre o ser e o estar, apenas deveríamos viver como pensamos, sem pensarmos no verbo ter.

Os últimos governos de direita eram de oposição àquela oposição que acabou por ser desta situação que lhes deu continuidade, gerando-se o tal governo de esquerda com temperamento de direita. Apenas porque a maior parte dos que verdadeiramente são não querem estar, neste modelo de enjoados que preferem o torcer à coragem de quebrar.

Os verdadeiros donos do poder são os habituais manipuladores da decadência, os gestores de servilismos e carreirismos, os que se colocam atrás dos desdentados barões que, de falsa ciência, mas com muita música celestial, apenas assentam no poder absoluto de alcatifa e sofá, onde semeiam vingança, que disfarçam em sedução.

Os donos do poder são os habituais ausentes-presentes que não querem reconhecer a impotência que manifestaram quando foram chamados à sucessão de príncipes pretensamente perfeitos, a quem chamaram homens providenciais. Daí este regime de assessores e adjuntos que nem sequer tem a coragem de ler a verdade do Portugal visto de fora...