a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Plágios, clones, carneirada e doutorices</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

13.1.05

Plágios, clones, carneirada e doutorices



Um jovem dirigente de um dos partidos da actual coligação, colaborando num jornal português, decidiu plagiar, parágrafo a parágrafo, textos publicados num blogue sustentado, entre outros, por antigos deputados de um actual partido da oposição.

Os autores protestaram e o jovem expedito decidiu pré-datar os "posts" no blogue do respectivo partido, para assim insinuar que os plagiados poderiam ser os plagiadores. Como se qualquer análise de conteúdo deixasse passar em claro a manobra deste maquiavelismo aprendido nalgumas péssimas escolas de educação cívica em que se transformaram algumas "jotas".

Está tudo em Causa Nossa.

Será que o aprendiz de política em causa já leu o Código Penal? Ou será que o copianço passou a ser autorizado para quem é do partido de alguns ministros?

Mais paradoxal é a circunstância de um jovem dito de direita fazer discurso com articulismo de esquerda, talvez pensando que assim poderia situar-se rigorosamente ao centro. Isto é no poder.

Julgamos que o país continua a precisar, sobretudo, daquela boa educação, segundo a qual os fins não justificam os meios. de outra maneira poderá acontecer que o processo se repita até em dissertações de doutoramento.

Por mim, já me aconteceu um caso desses, o visado foi obrigado a sair discretamente do sistema de ensino, mas, noutro dia, já o vi na televisão, numa reunião do principal partido da oposição. Espero que tenham a sensatez de não o elevarem à categoria ministerial ou secretarial. Sobretudo, num dos ministérios da educação que para aí existem.

Porque, se isso acontecer, espero que o meu antigo professor, e um dos principais impulsionadores do blogue plagiado, aceite acompanhar-me numa adequada acção de protesto, sustentada em documentos que até tenho na minha posse. E mais não digo. Por hoje.