a Sobre o tempo que passa: Pedido de desculpas, diante da faina fluvial

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

20.5.05

Pedido de desculpas, diante da faina fluvial



Este blogue que resulta da minha muita expiração quase diária, para além de me dar o prazer de poder ter a ilusão de ir vivendo como me vou pensando, isto é, de submeter-me para sobreviver, embora sonhando lutar para continuar a viver, tem também as suas angústias e os muitos espinhos, bem como a natural acidez do meu feitio polemista, onde, de vez em quando, falho nos deveres de gratidão para com os amigos que devia citar e não cito, mantendo um silêncio inadmissível relativamente aos que comigo fazem interacção quase quotidiana. Mas o facto de ter mudado de residência também me alterou a rotina blogueira.

Quando, há dois anos, me lancei na minha primeira aventura blogueira e, muito ingenuamente, comecei a emitir postais sem preceber as teias que condicionavam esta nova forma de expressão, logo cometi o erro de não conhecer a hierarquia cardinalícia daquilo que, começando por ser um tasco da mais fina burguesia, depressa se tinha transformado numa espécie de conclave com as suas hierarquias eclesiásticas. Ora, com alguns dos meus erros técnicos, logo recebi, não as naturais e saudáveis farpas dos contendores, mas a cardinalícia excomunhão de uma das sumidades colectivas que se assumia como pioneira no ofício. Ilustríssimas figuras que, aliás, mentirosamente e dolosamente, me acusaram tanto de tentativa de agressão física, como de intromissão em cartas privadas e em outros crimes do género, só porque não os reverenciei, como quase todos faziam, segundo o doce regime da "servitude volontaire" em que, também aqui, nos vamos acinzentando.

Fiquei assim condenado ao silenciamento e à mentira e percebendo-o logo decidi, de um momento para outro, desligar definitivamente o primeiro dos blogues a que me dediquei. Só um ano depois é que, com alguma dor, voltei ao prazer desta escrita quotidiana, por onde me vou exilando. É por isso que peço públicas desculpar por não cumprir os deveres blogueiros de aqui citar o meu amigo José Mateus, no seu corajoso Claro bem como o combativo Manuel Azinhal, o alentejaníssimo Geraldo, o brigantino Janela do Mal, o lisboetíssimo Acho Eu, que tão esquecidos têm sido pelo meu dever de diálogo. Tentarei reparar o mal cometido.