a Sobre o tempo que passa: Confissões metapolíticas V

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

20.7.05

Confissões metapolíticas V

Vivemos um tempo de teocrasia, de mistura de deuses, afinal uma das principais manifestações da revolução global. A difusão da vulgata de uma certa cultura política, reflexo da ideologia dominante.



Deu-se uma mistura entre a "teologia do mercado", resultante da perspectiva do "free trade", e o modelo organizatório do "État-Nation", produto da Revolução Francesa, um caldo que leva os condimentos de certo conceito de direitos do homem, com remota origem no cristianismo. A conjunto damos, por vezes, o nome de Estado de Direito, socorrendo-nos das grandes sínteses romano-bizantinas e, mais recentemente, dos modelos franco-germânicos da codificação e da pandectística.



Sobre o pano de fundo das culturas tradicionais, quase tribais, circula uma super-estrutura estrangeirada, marcada pela ideia iluminista das nações polidas e civilizadas.



O que até à Segunda Guerra Mundial era um mero fenómeno ocidental, europeu e americano, transformou-se num processo global, planetário.



Passámos da questão do fim das ideologias à questão do fim da história. Aliás, os dois blocos que se confrontaram duram a guerra fria, também eram híbridos.



O bloco chinês, marcado hoje pelo chamado pensamento Deng Xiao Ping mistura Confúcio, Mao e o capitalismo prático.



O europeísmo é a suprema mistura, com demoliberalismo novecentista reformado no século XX pelos anteriores inimigos e pode ser que se junte ao modelo os restos do marxismo-leninismo.



O mesmo poderíamos dizer do neo-americanismo.



As sociedades multiculturais tornaram-nos, a cada um de nós, seres multiculturais, híbridos, mistos.