a Sobre o tempo que passa: Esta esquerda já não irrita, apenas aborrece...

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

4.9.05

Esta esquerda já não irrita, apenas aborrece...



Dizem as notícias que o Bloco de Esquerda vai apresentar a candidatura de Francisco Louçã à presidência. Depois de Jerónimo de Sousa pelo PCP. Depois de Mário Soares pelo PS. Todos contra a candidatura de direita de Cavaco Silva, as multinacionais norte-americanas que vendem a carantona de Ernesto que foi Che e os efeitos de um furacão dito George W. Bush, que não é Bucha nem Estica nem merece um duplo vê. E com toda a razão, porque a presidência, desde que saiu Ramalho Eanes, pertenceria ao chamado povo de esquerda e este regime ainda seria melhor se apenas pudéssemos escolher governos entre as várias vias da esquerda. As tais que, para utilizar desassossegadas palavras de Vital Moreira, hoje, vão da classe média revoltada e bem pensante aos operários ortodoxos comunistas, sendo estes últimos mais genuínos, apesar de todos nos irritarem pela sua superioridade moral, obviamente herdada da cartilha do PCP, arrogantemente provada em várias ocasiões.



É evidente que esta falta de alternativas políticas aborrece, quando todos tentam uma nova plástica "radical-chic" para a centenária esquerda progressista, em luta contra Lili Caneças e Cinha Jardim, mas bem longe daquele bom-gosto a que chamam "um toque de fashion" e daquele bom-senso a que chamam "ter juizinho". Se, conforme o jovem e hollywoodesco Louçã, Cavaco Silva chama-se Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres, também podemos dizer que o ultra-histórico Soares se chama Fátima Felgueiras, Abílio Curto, Veiga Simão, Rui Mateus, Bettino Cráxi, Saddam Hussein, Lula da Silva, Padre Melícias, Mesquita Machado, Vasco Lourenço e Adriano Moreira, tal como o bate-o-pé e vira a roda de Jerónimo de Sousa é Brigada Vítor Jara, Estaline, Vasco Gonçalves, Che Guevara, Álvaro Cunhal, Urbano Tavares Rodrigues e Chico da CUF. Vivó Santana...da imagem acima, com muitos óscares!