a Sobre o tempo que passa: Quando quatrocentos metros demoram dois meses a percorrer, neste Estado de Direito feito "simplex"

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.7.07

Quando quatrocentos metros demoram dois meses a percorrer, neste Estado de Direito feito "simplex"


Porque me publicizei demais na passada semana (O Diabo, Visão, TSF, RCP, DN e provas de agregação numa universidade que correram com a normalidade da heterodoxia ortodoxa), quase atingindo o grau dos meus criticados "opinion makers" e antes de marchar para um Agosto longe de Portugal, serei breve, telegráfico e elogioso, sem ironia. Vou dizer bem do Luís Amado e, sobretudo, do cabouqueiro Lobo Antunes, com destaque para a boa equipa de jovens europeritos que o mesmo mobilizou: parabéns pela iniciativa de projecto de tratado de Lisboa que hoje apresentaram.


O resto é paisagem em risco de desertificação. O resto é Mendes reduzido a sargento verbeteiro de um aparelho partidário. E Portas lembrando-se dos métodos de fuga ao segredo de justiça que usava como director do "Independente", numa época já prescrita, especialmente com os encontros diante do cemitério dos Prazeres, acima do Palácio das Necessidades. O resto é decadência e anedotário.


Hoje é Estado de Direito, interpretado à belenense. Um governo (regional) diz que não vai cumprir uma lei da República. Um presidente da mesma República aconselha os cidadãos a protestarem junto da morosidade da justiça. Os cidadãos calam e concluem que assim o presidente pode correr o risco de não cumprir a lei constitucional que o erigiu em garante das instituições constitucionais.


Porque os socratezinhos, treslendo, podem acumular com as memórias dos cavaquinhos e dizer que não cumprem a lei, na sua letra e no seu espírito, incluindo a lei constitucional que determina haver Estado de Direito no próprio circuito burocrático e político da administração directa e indirecta do Estado. Porque uma grávida que legalmente poderia abortar, ao recorrer aos tribunais, pode até ver que a coisa demore três a cinco anos a chegar ao fim, sobretudo se o Tribunal de uma qualquer boa hora demorar dois meses a enviar cinco quilos de processo para o tribunal superior que fica a quatrocentos metros de distância, por falta de transporte. Ainda não foram oferecidos computadores a baixo custo a todos os chefes, até para evitar que eles recorram à blogosfera anti-socrática.


Faço uma sugestão à secretária de Estado do "simplex": faça um acordo com as empresas de táxis de Lisboa e mande recorrer aos ditos em "outsourcing", com cheques de viagem. Até poderiam suprimir noventa por cento dos motoristas dos pequenos chefes da função pública. Para pequenos males, grandes e simples remédios...


PS: Parabéns ao Luís Salgado de Matos, que concluiu brilhantemente as suas provas de agregação na Universidade Nova de Lisboa. Fui um dos seus arguentes na sexta-feira passada. E tentei ser tão heterodoxo quanto o arguido. Para que a Universidade possa continuar ortodoxa.