a Sobre o tempo que passa: Os alunos não precisam de alguém – para todos os efeitos um professor catedrático...!? – que deforme despudoradamente a qualidade da instituição (sic)

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.8.07

Os alunos não precisam de alguém – para todos os efeitos um professor catedrático...!? – que deforme despudoradamente a qualidade da instituição (sic)


Hoje, já depois de a revista "Sábado" (p. 28) voltar a referir-se ao apagão, todos as caixas de "mail" foram inundadas com longos lençóis do "big brother" anunciando que tudo se tratou de um "missing link", anexando-se ordens e contra-ordens para subalterno e sobre-alterno sobre a reposição dos arquivos banidos. De qualquer maneira, continua o apagão. As ordens e contra-ordens ainda não repuseram a coisa, até porque a última mansagem do executante diz segue hoje por correio o site do CEPP.


É evidente que se eu não conhecesse os antiquados manuais dos inquisidores, dos moscas do intendente, das práticas das bufarias pidescas ou dos mais recentes meandros da espionite em autogestão, ou desempregados, preocupar-me-ia com a resposta que ao caso do apagão foi dada por um dos vice-presidentes dos órgãos de gestão da minha escola. Prefiro deixá-la assim sequinha, omitindo o nome do douto dirigente da administração pública, para não cair no logro da publicidade enganosa.



Caros Colegas,

O último episódio do Professor Maltez contra a imagem do ISCSP (notícia de ontem na secção nacional do Diário de Notícias, com destaque e fotografia) não pode ficar sem resposta por parte de quem realmente se preocupa com o nosso futuro institucional e profissional.

O ISCSP é muito diferente daquele que o Professor Maltez pinta repetida e publicamente, quer no seu blogue quer nos jornais. No semanário O Diabo, por exemplo, no mês passado, afirmou numa entrevista que despediria metade dos docentes do ISCSP.

Nós não precisamos disto e, sobretudo, os alunos não precisam de alguém – para todos os efeitos um professor catedrático...!? – que deforme despudoradamente a qualidade da instituição onde se formam, numa altura em que existem dezenas de milhar de licenciados desempregados.

A atitude é inqualificável, para mais quando é sabido que o jornalista do Diário de Notícias que redigiu a notícia – Francisco Almeida Leite – é, nas palavras do próprio Professor Maltez, “meu amigo e antigo companheiro de lides jornalísticas”, conforme revela no seu blogue Sobre o Tempo que Passa.


Temos direito à indignação.

Sem medo, defendamos o ISCSP!


Outro mais alto dirigente da escola, directo pelo apagão, em longo lençol justificativo, qualifica esta mensagem que transcrevi como serena e corajosa, terminando o seu anúncio de reposição do CEPP, ainda não concretizado, com estes carinhos: Pelo que se pode ver, o nosso Missing Link tem sido tratado com todo o desvelo e carinho, pago em espécie com a peça no DN e os acrescentos do blog. As mensagens e respectiva cronologia falam por si. Sem comentários. Trata-se de alinhar factos e não, de alimentar polémicas...


Assim reduzido a ponto de interrogação por um senhor professor do não quadro, apenas quero dar-lhes os parabéns. Com mais alguns "mails" deste teor já conseguiram armar o cenário que lhes permitirá que nos próximos júris de ascensão da carreira se libertem de todos os eventuais homens livres que os julguem, incluindo este autor do postal que, em anteriores actos do género, sobre os ditos cujos, sempre os sufragou positivamente. Mais não digo, por enquanto. Direi aqui, depois de o dizer no lugar próprio.


O Francisco Almeida Leite que se cuide. Foi pago em espécie e é meu amigo e antigo companheiro de lides jornalísticas. Toda a blogosfera que apoia a causa da luta contra o apagão, se calhar, também é paga na mesma espécie e nunca pensei que houvesse tantos amigos e actuais companheiros na luta blogosférica pela liberdade de expressão e pelo direito à memória. Vamos a factos. Os arquivos têm que ser repostos. De promessas está o inferno cheio...