a Sobre o tempo que passa: Neste meu refúgio saloio...

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

10.8.08

Neste meu refúgio saloio...


Uma semana longe de Lisboa, entre Albarraque e Valbom, nestas férias saloias, de muito trabalho de arrumações de panos, móveis e papelada, quando volto ao meu ofício de marceneiro, herdado de meu avô Zé Horácio, cujas ferramentas ainda uso. Sobretudo, o arrumar de papelada nas velhas arcas de família, enquanto, nos intervalos, lá continuo meu diário trabalho no livro a editar, cuja revisão me levou a refazer os próprios meandros da pesquisa, nas habituais "férias" de muito mais trabalho do que no tempo dos horários. Até de outras universidades me vão contactando, mandando teses e marcando reuniões, tornando impossível a greve de zelo que costuma mobilizar os agentes da burocracia, principalmente os intendentes controleiros dos processos costureiros com que costumam desmobilizar a entrega ao bem comum. Por isso, o acesso ao computador fica quase restrito à consulta do "correio"...