a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">A minha carta de princípios</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

16.10.04

A minha carta de princípios



Prefiro seguir um dos últimos escritos de Agostinho da Silva. Onde se diz da "busca do Perfeito, do chamar Deus ao pensamento, de, contra ortodoxias e heterodoxias", proclamar o "paradoxo, criticando o presente e projectando o futuro". Porque toda a história que vale é do futuro. Aliás, o permanente é "arquitectar o futuro e nele ir transformando o presente". Porque, crendo com todo o nosso ser, atingiremos o "máximo da dúvida". Porque "se não há liberdade no homem toda a profecia é inútil".

Eis o começo de uma viagem interior, que a direita dirá de esquerda subversiva, que a esquerda dirá de direita conservadora. Onde o panteísmo é amor daquilo a que outros chamam Deus. Onde o dito "anarquismo" é verdadeiro regresso da política, da procura da ordem que deve ser contra a desordem instalada. Onde até
Portugal é o universo, porque, no ínfimo da semente, pode estar o sinal do largo horizonte. Porque no átomo, no microcosmos tem de mimetizar-se o cosmos, se o cosmos for um macro-antropos, se o homem for o tal microcosmos. Porque vale a pena sonhar que "um dia nada será de ninguém". Nesse mais além onde deixará de haver governo exterior, quando nos governarmos a nós mesmos. Quando dissermos que "não há liberdade minha se os outros a não tiverem".

Até porque seremos mais nós, quando "a loucura nos inspirar e a razão nos exprimir". Para tanto, há que perspectivar a política ao contrário, não a virando de cabeça para os pés, mas pondo-a, novamente, com a cabeça por cima dos pés, sem rebaixamento dos fins. O que sucederá quando ela deixar de ser a "arte de obter a paz por meio da injustiça". Quando a justiça der paz, quando a paz nos der justiça. O que não basta.

Porque, depois de chegarmos à Índia que vem nos mapas, temos de querer ir além da Tapobrana, em busca da Índia que não vem nos mapas, para podermos ser premiados com a Ilha dos Amores, a utopia portuguesa que é uma anti-utopia, porque tem lugar, tem aqui e tem agora. Esse depois da "viagem de comércio e de guerra", quando há o "repouso de um momento sem tempo e de um lugar sem espaço". Onde" posso mudar se me penso mudado". Esse império sem império que vem depois das políticas apenas cartografáveis e geometrizáveis, dessas que exigem fronteiras, outros, ameaças, inimigos, momentos excepcionais que nos soberanizem e desumanizem.

Anarquista? Sim, mas sem inveja. Porque além da classe dos que têm e da que se lhe opõe (isto é, os que querem ter, e não necessariamente os que não têm), há uma terceira: a dos que "podem ter e não querem ter".


Porque "cada indivíduo tem de governar-se a si próprio, sendo sempre o melhor que é"; porque "tudo tem de ser de todos". Contra o capitalismo, economia comunitarista. Contra o cesarismo, democracia directa. Contra o inquisitorialismo, educação pela experiência da liberdade criativa, sociedade de cooperação e respeito pelo diferente, metafísica que não discrimine quaisquer outras, mesmo que pareçam antimetafísicas.

Uma análise do poder que finge não ser análise do poder. Porque "a política é louca quando parece certa, enquanto a teologia está certa quando parece louca". Uma fidelidade à verdadeira ciência que finge parecer não científica, quando reconhece que "a ciência apenas cresce quando regada de ironia, coragem e paixão". Homem como Agostinho da Silva não poderia criar instituições. Apenas movimentos." Corrimão ou muletas que ajudem os outros a caminhar".



Depois, Agostinho sonha Portugal. Que trouxe "o de fora à Europa" e que agora "tem de levar para fora a Europa". Um Portugal, como "planta destinada a povoar a terra" que "ousou ser tudo", para não ficar em simples "nada". Um Portugal que, depois do ciclo do Império terrestre, não pode ser simples "sobrevivente", preso apenas às" brumas da memória", minguado no presente e sem" saudades de futuro". Quando tem de continuar a lançar "sementes que germinem pelo mundo".

Porque é dever do mestre "fazer com que seu discípulo seja o que é; para o transformar nele mesmo, só tem que deixá-lo ir sendo, consigo e todos e tudo aprendendo o que é; e, a cada experiência com ele o mestre reflicta". Eis-me, portanto, parcela desta viagem, por acaso parte de uma viagem que apetece, deste cumprir livremente a missão e o destino que nos são propostas.