Este sim, este não, este espera, aquele pode vir, desde que não seja criancinha...
Mariana em zanga com as conezias
Não sou católico, nem ateu. Não me sinto agnóstico nem céptico. Não estou filiado em qualquer maçonaria, seita, igreja ou religião secular. Já fui católico, não fiquei anticatólico e até não consigo prometer que dessa fé não me voltarei a imbuir. Porque, por mais força que pense ter, não tenho forças para vencer forças maiores, como são as que vêm do transcendente para o interior. E não gosto de assinar contratos que me vinculem vitaliciamente.
Estou nessa espera-esphera, que é esperança, espicaçado pelo esprit de finesse pascaliano, que não aceita o gnosticismo do esprit geométrique, a tal soberania do método empírico-analítico que nos deu o jacobinismo, o postivismo, o cientificismo, o marxismo e estes herdeiros actuais ditos laicistas, bem como o inverso, dos irmãos-inimigos, com outro grão-mestre e outra ciência arquitectónica.

Eu, que tenho a ilusão de ser herdeiro do conservadorismo liberal, azul e branco, à maneira de Alexandre Herculano, de nada me incomoda que a Igreja Católica mantenha e reforce alguns privilégios contratualmente reconhecidos pelo Estado, porque assim o exige, por um lado, a tradição e, por outro, os bons serviços que a instituição continua a prestar à comunidade.

O fraterno em pose de comungante caceteirice intelectual




Os católicos e maçons, que são homens de boa vontade, e que, durante um quarto de século, estiveram tacitamente concertados para a construção deste nosso regime, não podem ser agora instrumentalizados por este narcísico regresso dos fantasmas que qualquer lei emitida por Hintze Ribeiro puniria.
De qualquer maneira, a partir de agora, os manuais de ciência política deixarão de definar um lóbi como um grupo de interesse, incluindo o interesse moral ou religioso, que exerce uma pressão, isto é, que passa do mero estádio da articulação e da agregação de interesses e trata de influenciar e pressionar o decisor político, saindo do âmbito do mero sistema social e passando a actuar no interior do sistema político.
A organização do sucessor do Padre José Agostinho de Macedo não é um lóbi, apesar de exercer uma pressão que pode ser aberta ou oculta, isto é, que pode actuar directamente sobre o decisor ou, indirectamente, sobre a opinião pública.
Não mais se poderá dizer que, entre as pressões abertas, destaca-se a acção de informação, a de consulta, bem como a própria ameaça. E que, entre as acções de tais grupos sobre a opinião pública, temos tanto o constrangimento como a persuasão. Lóbi é apenas a maçonaria.... Que Deus nos valha! E que o supremo arquitecto nos dê compasso e esquadro!
<< Home