a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Concorda ou discorda? Não dou o meu acordo, acordei</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

18.11.04

Concorda ou discorda? Não dou o meu acordo, acordei

"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União Europeia, nos termos constantes da Constituição para a Europa?"

Eu não dou o meu acordo. Porque acordo vem de ad mais cor, coração. E a coisa não é o que está junto do meu coração, enquanto sentimento. Não é o que gera identidade de sentimento a respeito de tal assunto. Nem de razão. Da valorativa à emocional até ao extremo da racionalidade finalística. Eu dou o meu acordo à Europa, não dou o meu acordo a esta negociata dos eurocratas, europarlamentocratas e outros cratas que querem fazer de mim cretinocrata.