a Sobre o tempo que passa: Os crimes da extrema-direita e da extrema-esquerda

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

10.6.05

Os crimes da extrema-direita e da extrema-esquerda



Versão número 1 dos incidentes: a PSP identificou hoje à tarde, em Guimarães, cinco homens, suspeitos de ligação a um movimento de extrema-esquerda, encontrados na posse de diversos objectos com simbologia internacionalista. Uma fonte policial disse à agência Lusa que os suspeitos, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos e residentes em Lisboa, hastearam uma bandeira com a a foice e o martelo num mastro junto ao Castelo de Guimarães, onde, de manhã, tinham decorrido algumas das cerimónias do 10 de Junho. Segundo a fonte, a PSP acorreu ao local, depois de o grupo ter efectuado, na zona do Castelo de Guimarães, uma série de fotografias com bandeiras e símbolos habitualmente relacionados com movimentos ou ideias de extrema-esquerda. A PSP de Guimarães apreendeu-lhes máquinas fotográficas digitais, com fotografias de alguns locais da chamada «Colina Sagrada» da cidade, enquadrados com cartazes e bandeiras geralmente associadas àqueles movimentos. Os cinco indivíduos foram conduzidos à Esquadra da Polícia, onde foram identificados, devendo a PSP remeter o caso para o Ministério Público.

Versão número 2 dos incidentes: a PSP identificou hoje à tarde, em Guimarães, cinco homens, suspeitos de ligação a um movimento de extrema-direita, encontrados na posse de diversos objectos com simbologia nacionalista. Uma fonte policial disse à agência Lusa que os suspeitos, com idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos e residentes em Lisboa, hastearam uma bandeira com a cruz celta num mastro junto ao Castelo de Guimarães, onde, de manhã, tinham decorrido algumas das cerimónias do 10 de Junho. Segundo a fonte, a PSP acorreu ao local, depois de o grupo ter efectuado, na zona do Castelo de Guimarães, uma série de fotografias com bandeiras e símbolos habitualmente relacionados com movimentos ou ideias de extrema-direita. A PSP de Guimarães apreendeu-lhes máquinas fotográficas digitais, com fotografias de alguns locais da chamada «Colina Sagrada» da cidade, enquadrados com cartazes e bandeiras geralmente associadas àqueles movimentos. Os cinco indivíduos foram conduzidos à Esquadra da Polícia, onde foram identificados, devendo a PSP remeter o caso para o Ministério Público.

Comentário à ficção e à realidade: estes lusitanos começam a perder o juízo! Sampaio apela ao patriotismo dos portugueses. As agências noticiosas editam telegramas de duvidosa constitucionalidade, quase repetindo terminologia e cláusulas gerais de serviços de propaganda do totalitarismo. Apesar de a lei ordinária proibir organizações fascistas, que, aliás, continuam equiparadas a movimentos separatistas e racistas, não estão proibidas actividades fascistas nem sociais-fascistas. Já em declarações à TSF, o presidente da Câmara Municipal de Cascais garantiu que os jovens que invadiram a praia de Carcavelos são de outros concelhos e que já pediu uma audiência, com carácter de urgência, ao ministro da Administração Interna.