a Sobre o tempo que passa: O que é o situacionismo?

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

10.6.05

O que é o situacionismo?



Ser situacionista enumerar os cinquenta e nove de dois mil e cinco no dia dez do dez, assim assampaiados na terra de D. Afonso Henriques. Portugal sem comendas não seria republicanamente burguês. Não há constitucionalista que escape, líder sindical que resista ou bastonário que não assente. Entre o sim e o não, muitos nim, actores e fundações, ex-ministros dizendo que já não voltam e ex-lutadores antisfascistas que já não bombeiam, todos a serem entrevistados por holofotes sonoros, com lágrimas de alergia à mistura. A pátria da gargalhada é uma medalha que vale a pena, enquanto a polícia vigia manifestações da direita saudosa de ser nacional-revolucionária, a gente bem esgota o algarve e os combustíveis aumentam não sei quantos cêntimos. Emocionante é a exposição sentidos de Estado, com presença assegurada de Nuno da Câmara de Pereira do Campo, o novo presidente do grupo popular anti-braganças, onde podemos mirar emocionadamente a oferta do grego Papagos aos eternamente Malpagos cá do jardim bastardo.

Armando Sevinate Pinto; Elisa Ferreira; José Vera Jardim; Leonor Beleza; Camilo Mortágua; Edmundo Pedro; Helena Roseta; José Pacheco Pereira; Abdool Vakil; Alexandre Manuel; António Braz Teixeira; António Vitorino de Almeida; Aurora Cunha; Fernando Dacosta; Isabel Silvestre; João Botelho; Joaquim Leitão; Jorge Miranda; Gomes Canotilho; José Miguel Júdice; José Mourinho; Manuel António Pina; Marcelo Rebelo de Sousa; Nuno Brederode Santos; Catarina Furtado; Fátima Campos Ferreira; João Gomes Proença; João Lagos; José de Guimarães; Leonor Pinhão; Luís Represas; Nicolau Breyner.



Vale-nos São Expresso: numa simulação do referendo realizada esta semana pela Eurosondagem para o EXPRESSO, com voto secreto em urna, o resultado foi um empate técnico: 50,8% dos portugueses disseram «Sim» ao Tratado e 49,2% votaram «Não».Jorge Sampaio acumula uma reforma com o vencimento de Presidente da República. Sampaio foi advogado durante 32 anos. Ribeiro e Castro, líder do CDS, tentou tudo para chegar a acordo com Marques Mendes com vista a uma candidatura conjunta à Câmara de Lisboa, mas Carmona Rodrigues e o PSD mostraram-se indisponíveis. Acha que o Presidente de República deveria ter chamado Alberto João Jardim a Belém após o conselheiro de Estado ter utilizado termos insultuosos?

E alguns até saúdam o regresso do velho Independente: José Sócrates reuniu com o presidente da Câmara de Benavente para desbloquear o empreendimento do Grupo Espírito Santo quando era ministro do Ambiente. O autarca garante que recebeu o despacho da “Nova Setúbal” como exemplo para resolver o caso Portucale nesse encontro com Sócrates e Capoulas Santos, que na ocasião tutelava a Agricultura.

Eu continuo a preferir o Calino: Sete brasileiras e uma colombiana detidas. Rusga na “casa cor-de-rosa”. É conhecida como “casa cor-de-rosa” e foi, ontem de madrugada, selada pelas autoridades, depois de uma intervenção do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da GNR da Lousã e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em Espariz, Tábua.



Mas pela módica quantia de dois euros e meio, ainda com descontos para professores, sempre podemos visitar o Museu da Presidência, em frente aos pastéis de cerveja, um projecto inovador que combina a apresentação de peças originais -presentes de Estado, objectos pessoais e insígnias das Ordens Honoríficas-, com sofisticados sistemas interactivos e multimédia. Pode comprar chávenas de café ordens honoríficas por 47 sim, relógios despertadores por 16,5 não, brincos em prata esfera armilar por 53,5 nim, para além das T-Shirts Cambalhota ou Hino Nacional, por 11,5 talvez, para além de embalagem de caramelos, café-timor de marca Delta, tudo muito patrioticamente. Basta consultar a excelente introdução a esse espaço de nova cidadania, inserto por MMLM, dado que o original continua inacessível, talvez por causa das cambalhotas.