a Sobre o tempo que passa: Esta liberdade a prazo certo, onde apenas nos preparamos para o infinito

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

19.9.05

Esta liberdade a prazo certo, onde apenas nos preparamos para o infinito


Imagens picadas em Platero a quem agradeço a interacção

Dói não dizer tudo quanto me apetece dizer e não consigo dizer. A força de ser e sentir-me vivo, nesta cósmica integração na minha própria fundura, quando apetece uma viagem sem regresso ao destino que devo cumprir, mesmo quando já disse tudo o que o corpo permite. As baías fundas de um porto seguro, o íntimo grito que me fez ser voo do próprio pássaro que sonho e que me deu asa para voar para além do que eu próprio sou. Apenas tento aprisionar os pensamentos que sustentam a liberdade de quem sou, mas não consigo desvendar neste caderno as coisas simples de que é feito meu ser.



É preciso que contemos as coisas simples que resistem à dor do tempo. É preciso dizer que vale a pena viver a vida de todos os dias, esta liberdade a prazo certo, onde apenas nos preparamos para o infinito.

Logo, aprisionar a felicidade que nos aconteça é bem melhor do que corrermos contra o inevitável do tempo, do que nos desfazermos nessa procura dos pequenos nadas, nessas ilusões de uma vertigem que nos conduza ao desencanto.



Neste puro prazer de sentir a caneta a deslizar no papel e trincando uma maçã na solidão da noite, vou sentindo o marulhar dos pinheiros e o brilho das estrelas. E vou sulcando livre em meu destino, mesmo que seja contra quem sou, vou continuando nesta procura de estar vivo, de sentir que posso ser mais.

Mesmo aqui e agora, nesta força da terra úbere, na sanguínea paisagem que nos dá a profundidade cósmica da criação.