a Sobre o tempo que passa: O que está a fazer? Onde estavas no dia 31 de Dezembro de 2008?

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

31.12.08

O que está a fazer? Onde estavas no dia 31 de Dezembro de 2008?

Acabei de enviar a algumas pessoas o seguinte SMS. Alargo-o a todos os meus queridos leitores que comigo são solidários na resistência:

Regressado do Sol Nascente, e já na Ribeira do Tejo,
embora com os sonos trocados,
desejo um ano de 2009
que contribua para  fim da hipocrisia
e para que cada um dos amigos e companheiros
tenha direito à felicidade
de poder viver como pensa,
sem ter que pensar como depois vai viver!

Ao contrário do que pode parecer, os formigas, pretos e brancos, os moscas do intendente, os pides e neopides, da vigilância revolucionária e contra-revolucionária, mesmo que persistam, serão simples nota de pé de página de um carcomido processo kafkiano, meras melgas ou nojentas baratas, os que se auto-extinguirão sem necessidade de insecticida. Basta o Estado de Direito. Onde a justiça é superior ao direito, o direito superior à lei e a lei bem superior ao despacho ou ao decreto do conselho de compadres e compadres... Continuo a acreditar na democracia!