a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">O regente e o entertainer</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

9.10.04

O regente e o entertainer



Na caminhada, que se pretende vitoriosa, rumo ao Mundial de 2006, a selecção portuguesa defrontou no sábado, em Vaduz, a equipa nacional do Liechtenstein, tendo sido copiosamente empatada.

No fim do jogo, o seleccionador nacional dos seniores disse apenas que é preciso respeitar o silêncio: "O silêncio é uma maneira de falar. Faz parte da liberdade em democracia as pessoas falarem ou não falarem" - concluiu.

Logo de seguida, seleccionador de esperanças acusou o Governo do sistema de ter agido para silenciar seleccionador de seniores e exigiu um pedido de desculpas ao país por parte do Presidente do Sistema.

O principal financiador da selecção pediu ao seleccionador de seniores para suavizar o tom de conflitualidade política da sua crónica nos balneários. A notícia é avançada na edição deste sábado do jornal A Voz de Alcagaitas.

Por sua vez, embaixador Da Silva Esparteiro vai assumir a presidência do conselho de administração da Bola Global, empresa da Desporto Inteiro para a imprensa, em substituição de Lucas da Sueca, que apresentou a sua demissão por discordar da forma como foi nomeado Ludovico Gordo, presidente executivo da «holding» de comunicação social do grupo DI.

A crise criada em torno da saída do seleccionador de seniores obriga o presidente do sistema a fazer uma comunicação ao País na segunda-feira, ao mesmo tempo que o seleccionador de seniores mantém o silêncio.

Enquanto isto, a subdirectora de informação da Rádio Voz do Penedo Alto atropelou ontem um homem de 28 anos, no Largo da Praça, na sede do concelho. “Foi tudo muito rápido, ele vinha a correr e eu não o vi”, contou a pivô.

Entretanto, o mau tempo que atingiu o País ontem à tarde, sobretudo a região Centro, provocou a queda de muitas árvores, condicionou o trânsito automóvel e a navegação marítima e fluvial. Por estranho que possa parecer, os bombeiros combateram um número inesperado de fogos.


Qualquer semelhança entre o texto emitido e as presentes circunstâncias não é apenas coincidência. A história constitui, na verdade, o género literário mais próximo da ficção.