a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Ano novo, que não seja velho!</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

31.12.04

Ano novo, que não seja velho!



Centenas de ocidentais, turistas e cidadãos tailandeses passaram o ano nos grandes hospitais de Banguecoque, feridos ou à procura de um ou mais familiares desaparecidos. Já doze mil portugueses escolheram as praias do Nordeste brasileiro para se despedirem do ano de 2004. Entretanto, as festividades de ano novo foram anuladas na maior parte dos países da região afectada: o Sri Lanka decretou para hoje um dia de luto nacional e às 12h30 (hora de Lisboa) os templos e outros locais de oração deste país budista vão rezar em conjunto durante três minutos para lembrar as vítimas da catástrofe. Na Malásia, onde pereceram 66 pessoas, as festividades também foram substituídas por orações. Em sinal de solidariedade, Hong Kong também anulou os seus habituais e famosos fogos de artifício. Antes, Singapura havia anunciado que não transmitiria as celebrações pela televisão em directo. Persiste a dor.

Em Londres, a parada de Ano Novo foi substituída por acções de auxílio às vítimas da Ásia. Na Itália, várias celebrações também foram anuladas e o mesmo se passou na Turquia. A vaga de solidariedade mundial para com os países atingidos na Ásia não pára de crescer, com contribuições privadas que atingiram recordes de generosidade e chegaram a ultrapassar alguns montantes de ajudas públicas. Houve bom-senso.

Música, fogo-de-artifício e espectáculos multimédia preenchem o cartaz dos festejos da última noite do ano em várias cidades portuguesas. Em Lisboa, no Terreiro do Paço, a festa terá entrada livre, sendo a meia-noite assinalada com um espectáculo pirotécnico com projecções multimédia e banda sonora especial.Na Torre Vasco da Gama, Parque das Nações, 2005 será saudado pela maior cascata de fogo-de-artifício do mundo. A animação também estará garantida no Castelo de São Jorge, com a presença de vários DJ convidados a passar música madrugada fora. O livro de recordes do Guiness já nos assinala, a letras gordas, na página da insensibilidade.

De alguns leitores e colaboradores recebi mensagens:

FRAGMENTO DE HOJE: Experimento a impaciência de um 2005 em que o essencial não é adiado uma vez mais. Ó Tempo Que Passa:Deixóspoisar! O vosso assíduo anónimo A. A.

A PROPÓSITO DO NOVO ANO QUE SE APROXIMA: A vida apenas possui um encanto verdadeiro: que não sejamos indiferentes ao que nos rodeia. É deste alimento que o Homem precisa, para existir, para possuir força! Que 2005 concretize sonhos há muito submergidos sob o ar da noite! O. S.

DAQUI DA MINHA TORRE DE ALERTA, quero adivinhar para todos um Feliz 2005! Que este blog continue a rondar quem deve cumprir as promessas que promete! O.A.

Que 2005 possa trazer um pedaço do sonho por cumprir. Z.A.

TUDO PELA HUMANIDADE!