a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Viva o país do sexto-sentido endividado! Mourinho ao poder!</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

29.12.04

Viva o país do sexto-sentido endividado! Mourinho ao poder!



A ambição - Portugal é um país feliz. Basta ler as parangonas dos jornais. A Capital diz que há cada vez mais portugueses a sobreviver aos ataques de coração e que o acordo do PSD com o PPM e o MPT garante eleição de quatro deputados monárquicos e ecologistas. Os dois partidos somam 0,51%.

A organização - Por isso não tem razão o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, que criticou na terça-feira a maior apetência para a divulgação de notícias não verdadeiras num período de pré-campanha eleitoral, dando como exemplo o artigo publicado pelo Diário Económico que dava conta da alegada suspensão de pagamento dos subsídios de doença e de desemprego. Aliás, o Ministério da Segurança Social garantiu que vai efectuar este mês o pagamento dos subsídios de desemprego e doença, após ter alegadamente ordenado que esses pagamentos fossem feitos em Janeiro. O que seria de Relvas se o gabinete de blogues do PSD lhe começasse a fazer relatórios diários sobre as enormidades tecladas na blogosfera sobre o nosso primeiro, deles?

A comunicação - Razão tem Eduardo Prado Coelho no jornal Público de hoje quando observa: Nobre Guedes trouxe para o Governo um tempo dentro do tempo. Afinal esta maioria vive de paradoxos e contradições. Vítor Martins demite-se de presidente da Caixa Geral de Depósitos para poder voltar a ser presidente do cargo de que se demitiu. E Teresa Caeiro cancela os subsídios de teatro que no dia seguinte vai homologar. A poesia está na rua.



A imagem - Razão tem o PS quando escolhe Matilde Sousa Franco, viúva de António Sousa Franco, para número um pelo círculo de Coimbra. Razão tem Luís Filipe Menezes que promete repetir a vitória do PSD no distrito de Braga, em cuja campanha se empenhará dia e noite, mas o homem sem sono não esclarece se ocupará o lugar de deputado ou se vai ser de novo candidato à Câmara de Gaia, como ainda recentemente tinha anunciado.

O saber -Até porque, as vendas da Porsche cresceram 30 por cento em Portugal em 2004 e Pedro primeiro, em carta aos militantes do partido, considera que a dissolução da Assembleia da República foi uma decisão sem precedentes, a meio de um mandato e manifestamente enigmática relativamente aos seus fundamentos. Sem, talvez, a ter lido, o Professor Bacelar Gouveia, do DN de hoje, proclamava: no tocante às mudanças sociais, não se pode esquecer que foram os Governos do PSD que puseram em marcha a reforma educativa, de grande complexidade, que deram dignidade política à cultura, que lançaram mão a um ambicioso projecto de recuperação das reformas e pensões ou que assumiram, sem complexos laicistas, o aprofundamento das relações entre o Estado e as confissões religiosas, no reconhecimento da sua importância social.



O sexto-sentido - E, conforme podemos ler no Comércio do Porto: normalmente, o português em situação de sobredívida é um homem entre os 40 e os 50 anos, que tem pelo menos o ensino secundário e ganha cerca de mil euros por mês. Tem sempre para cima de três créditos - "tem sete, oito, dez", pormenoriza Jorge Morgado, secretário-geral da DECO - porque vai fazendo créditos sobre créditos para responder à falência em que caiu a família ou para responder à pressão dos credores. O primeiro crédito é o da habitação e depois fazem-se créditos ao consumo.

O segredo do sucesso - Basta passar os olhos pelo Correio da Manhã e seguir a lição de José Mourinho: o segredo do sucesso é uma conjunção de factores: a ambição, a organização, a comunicação, a imagem e o saber. A estas qualidades o treinador do Chelsea junta uma sexta: o sexto-sentido, só ao alcance dos melhores.