a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Argumentário para a construção de plataformas</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

5.12.04

Argumentário para a construção de plataformas


Exemplo de plataforma libidinosa que nem a firmeza do muro susteve

ACOMODAÇÃO
Do lat. accomodatio, apropriação. Vem de commodus, de cum mais modus, o mesmo que com modos, com medida. Aquela atitude que procura evitar atritos, procurando sempre a conciliação. Diz-se que a acomodação, quando é provocada pela cobardia, gera o conformismo, diferindo da acomodação corajosa levada a cabo por quem é norteado por um sincero desejo de paz.


Modelo de plataforma mística, nublada pela música celestial

CAMPANHA
Luta desencadeada num campo aberto. Termo de origem militar, denotando um empreendimento sistematicamente organizado para extirpar algo considerado um mal para o bem público. Em termos militares, designam-se como tal as séries de operações militares de um ou mais corpos que se movimentam para o assalto a posições inimigas.


Forma mais eclesial de plataforma, assente em ponte de pedra

CONVERGÊNCIA
Do lat. convergentia. Direcção comum para o mesmo ponto. Diz-se do que tende a dirigir-se ou se dirige para um ponto comum, do que tende para o mesmo fim. Em termos cibernéticos, trata-se de um modelo de comunicação onde um conjunto de pessoas comunica entre si, tornando-se mais similares no plano do conhecimento e das atitudes, pelo que convergem para uma distribuição harmónica.


Tipo plataformista, susceptível de mobilizar aristocretinos

ALIANÇA
Do latim ad + ligare, o mesmo que juntar a. A expressão entra no vocabulário contemporâneo através do fr. alliance. No plano das relações internacionais, é uma forma permanente de colaboração ou de cooperação entre Estados.


O plataformismo pós-moderno, mais de acordo com a estética do século XXI


Diz-se alinhamento quando não é formalizada através de um escrito. Abrange também a cooperação entre partidos e forças políticas. Em qualquer dos casos, as entidades participantes na aliança conservam a respectiva independência ou autonomia. As alianças podem ser feitas tanto por ideias e princípios como por interesses.



Plataforma bem mais pragmática, metendo resultado do tacho

ALIENAÇÃO
Do lat. alienatio, acção de tornar alguém ou alguma coisa alheia a alguém. O mesmo que alheação. Pode, aliás, haver uma alienação psicológica quando uma pessoa se torna alheia a si mesma. Juridicamente diz-se da operação de transferência da propriedade de um bem. No plano sociológico, tem a ver com a separação violenta de dois seres que deveriam estar unidos. Conceito de Marx, herdado de Hegel e de Feuerbach, que analisou especialmente o mecanismo da alienação religiosa. Em alemão, Entfremdung, vem de Fremd, estrangeiro, tal como em latim o alienus era também o estrangeiro.


Uma plataforma mais maquiavelicamente forte e marítima

Segundo as teorias do contrato social, dá-se a alienção quando um indivíduo renuncia aos seus direitos originários e naturais, entregando-os ao todo que, depois, os transforma em direitos civis que atribui aos cidadãos. Isto é, a alienação acontece quando o indivíduo se afasta da natureza e dos produtos sociais, culturais e económicos que resultam da respectiva actividade. Segundo o marxismo, a alienação é um processo pelo qual um trabalhador é desapossado do produto do seu trabalho. Havendo propriedade privada dos meios de produção, dá-se assim a despersonalização dos trabalho. Há separação entre o homem, enquanto membro da sociedade civil, e o homem enquanto cidadão do Estado. É a partir deste conceito que Marx elabora o de exploração. Althusser salienta que a alienação em Marx ainda é uma noção pré-marxista, do humanismo do jovem Marx, aparecendo nos
Manuscritos de 1844. Wilhelm Reich tenta identificar o conceito freudiano de repressão dos instintos ao conceito marxista de alienação económica.

Image Hosted by ImageShack.us
A futura chave da estabilidade política lusitana