a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">Ai a falta que eles faziam... Recebido de A.A.</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

5.12.04

Ai a falta que eles faziam... Recebido de A.A.



Diz-nos o Expresso desta semana que a 26.11 do corrente a pedido do primeiro-ministro, que alega razões de agenda (o casamento da filha da sua chefe de gabinete) , a posse é novamente adiada para 2.12.

Esta posse de dois secretários de Estado veio a ter lugar depois do anúncio feito pelo primeiro-ministro de que o Parlamento seria dissolvido, segundo comunicação que lhe tinha sido prestada pelo P. R.

Então é assim: para que precisamos nós de um governo completamente formado até à exaustão, se qualquer festa de casamento é bom pretexto para que se prove que o governo bem sabe que falta, falta, não fazia nenhuma, aquela que se refere à ausência de apenas mais dois secretários de Estado.

Então é assim: que razão leva o país a estar preocupado com agendas governativas alheias se, a agenda privada sempre se pode sobrepor ao trabalho pela Pátria?

Acresce que nesta festa se iam unir pelo matrimónio duas pessoas e, a outra festa era tão só, a tomada de posse de dois secretários de Estado a título precário, e acrescendo que os mesmos não se iam unir a nada a não ser a um governo de dissolução ainda que não oficialmente anunciada por quem de direito.

Então é assim: neste caso concreto quem teve razão foi o nosso primeiro-ministro. Há que aproveitar o desafio da frase" ó Maria vais para a festa? Vou!"

É que há que dar prioridades à hierarquia dos deveres.

Então é assim: neste assunto, não há dúvida que a festa de casamento invocada pelo nosso primeiro, visou tão-só evitar que o país suportasse, por uns dias que fosse, o pagamento dos salários destes secretários de Estado, o que, diga-se, é coerente com o orçamento de contenção que se deseja ver aprovado.

É que, além do mais, empossamento também provém de empossar e empossar é investir na posse e esta significa o mesmo que assenhorar-se ou apoderar-se ou, riqueza , teres e haveres…
Atento ao conteúdo destas palavras, seguramente que o primeiro-ministr,o há-de arranjar outras festas que evitem despesas ao povo na área de outros terem ou haverem o que desnecessário é.

Por estas razões e por outras que não se diga impunemente e de per se:
Ai, a falta que eles (os secretários de Estado) faziam….

A. A.

P.S. Aprove-se o orçamento, sim!
Basta aproveitar a Assembleia ferida de morte para que se prove o fenómeno que sustenta que os defuntos têm vontade inequívoca, quer pelas próprias leis da gravidade, quer pelo respeito pela última vontade do (ou dos) de cujos.
De gratia!

A. A.