a Sobre o tempo que passa: A pátria do pecado que mora ao lado

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

27.6.05

A pátria do pecado que mora ao lado











A pátria do pecado acordou esta segunda-feira cansada por ainda não estar de férias e, depois de um bocejo matinal, com algumas ameaças de breve chuva, passou pelo primeiro quiosque de jornais e topou que Cristiano Ronaldo foi surpreendido numa praia espanhola com mais uma mulatinha. Notou, depois, que os Jovens do Bloco, movimento juvenil associado ao Bloco de Esquerda (BE), ensinam “técnicas de desobediência civil”, num ‘workshop’, no âmbito de um acampamento que decorre entre 27 a 31 de Julho em S. Gião, na Serra da Estrela, coisa que a Constituição permite. Reparou ainda que a nova direcção do PNR quer criar uma Juventude Nacionalista, coisa que a Constituição também pode permitir. Anotou, em conclusão, que João Soares e Jorge Coelho querem fazer de Fernando Seara comentador televisivo a tempo inteiro, coisa esta que, afinal, não vem na Constituição.














Toda esta passagem do habitual guião da banda desenhada para a tela cinematográfica, onde a pulhítica se manteve em preto e branco, apenas pintando o sangue de branco e amarelo, veio tão só realçar a circunstância de ainda haver quem pense, sobretudo porque há quem continue a descobrir que os malefícios do presente pessimismo nacional radicam em Jean-Jacques Roçou, bem como numa futura administradora hospital com que certo candidato está incompatibilizado em sondagens, para que a salvação da pátria não passe por Avelino Ferreira Torres vencer Fátima Felgueiras na candidatura autárquica nas Berlengas. Qualquer incauto que assista ao espectáculo sabe que "Sin City" não existe, ao contrário desta pátria do pecado onde, sem pagarmos bilhete, nos vão ao bolso todos os dias, dizendo que o embuste mora sempre ao lado, com o novo Primeiro-Ministro a dizer que recebeu um embuste, para que os líderes da oposição que há pouco eram ministros, re-embustarem e se manterem os mesmos banqueiros, especialmente o do Banco de Portugal. Infelizmente a fita que temos de assistir todos os dias já não é apresentada por Artur Albarran, com cenas de assalto à embaixada de Espanha, de inaugurações de habitação social presididas pelo ex-embaixador norte-americano e ex-director da CIA, ou de um concurso televisivo que virou "casting" de primeiros-ministros, antes de os ditos virarem comentadores políticos televisivos ou comentadores desportivos televisivos. Depois desta breve interrupção de Verão, o programa segue em embuste.