a Sobre o tempo que passa: Não estou aqui para atacar ninguém, nem estou aqui para defender ninguém. Só quero perceber! Recebido de S.O.S.

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

22.6.05

Não estou aqui para atacar ninguém, nem estou aqui para defender ninguém. Só quero perceber! Recebido de S.O.S.

Image hosted by TinyPic.com

Então como é, ó senhores, que deram a maioria absoluta a este governo e agora eles são:

A greve dos professores – que visava a paralisação dos exames, e dane-se quem quiser, que não me convencem de outra;

A greve dos polícias – que alegam não poder correr atrás dos gatunos aos 65 anos, como se fosse esse o caso, se acaso um agente da segurança, tivesse de esgalhar nessa idade a 100km/h;

A greve dos magistrados – sim, é que eles dizem que nas férias judiciais trabalhavam, e agora que lhas querem retirar, alegam que queriam as férias anteriores, as tais que diziam não ter;

As farmácias na grande luta pelas as aspirinas, sem conselho farmacêutico, a serem vendidas nas grandes superfícies, e estas últimas a piscarem o olho para si próprias porque agora é que vai ser;

Image hosted by TinyPic.com

O dinheiro que não vem da Europa, quando o presidente da Comissão Europeia é português de gema;

O Guterres, muito penhorada mente agradecido, pela boa causa que nas mãos lhe colocaram, Ámen.

A Zézinha que afinal também gosta dos loteamentos a bem da cidade loteada – convém não esquecer que lotear é partir;

O nosso Presidente da Republica a atinar, finalmente com o discurso, dizendo que o ensino superior, nunca será nada com o ensino básico e secundário a serem o que são. A concluir que na Finlândia, se leccionam 22h de aulas no secundário, tal como em Portugal, só que, só que, eis que por lá, os professores ficam no total 50h por semana, dentro das escolas, a fim de que os alunos se sintam amparados em dúvidas ou em meros diálogos do Saber de cada um. Fazendo ainda um alerta, o nosso Presidente, afirmando que a banca é um embuste porque só empresta dinheiro sem risco e assim Portugal vai sendo o que é e não avança;



Entre outras coisas, todas estas que acima mencionei, não entendo (salvo a última), a não ser que me expliquem como é possível tanta contestação, se o desemprego sobe sem parar, o país é de comerciantes e não de industriais, e, curiosamente, esta malta só estremece e barafusta, agora, com todas as medidas e mais alguma que este governo, a quem o povo deu a maioria, quer colocar em prática, tendo em atenção a grande crise económica que vamos avolumando.

E mais, pergunto: onde está esta gente toda quando os governos são de anões tiranetes ?, aos quais todos estes movimentos corporativos, associativos e procriativos, onde se incluem a maioria dos esboroados sindicalistas que temos, e que até já desconhecem que a realidade deste país mudou, actuam, de aqui vai disto à tripa forra que é fartar vilanagem pois que este governo acatará.

Será este o povo unido que nem pensa que o vencido e já vencido de outras eras, foi sempre o mesmo povo? Será que são sempre os mesmos a cometerem os mesmos erros?, e não apenas os políticos?

Não dou tréguas a nenhum governo que entenda dever criticar. Aliás, eu até contribuo para os salários de todos os políticos e esse motivo, acode-me mais à ideia quando só vejo asneira. Mas não entendo, não senhor, que, este povo queira justiça e depois entra de carro blindado, se acaso a tal justiça que querem, não seja aplicada apenas aos outros, pois não toquem cá no meu que eu até me estou marimbando para o vizinho.

Image hosted by TinyPic.com

Um taxista, disse-me hoje assim: eu não votei PS, mas se lá estivesse no governo, eu só diria DEIXÒS POISAR e depois veriam o que é bom, ou seja todos, todos, agarrados ao TOTA! Todos a levarem com o cavaco. Entende? Eu até sempre votei PSD, mas não sou da laia dos minorcas, percebe? Há pêéssedês e pêessesdês, entende?

Eu confesso que não quero agarrar-me a TOTA nenhum, nem ao retornos dos cavacos, mas para isso este governo tem de actuar com eficiência e transparência, isto se o povo o ajudar e contribuir com massa critica que não seja equivalente à das bocas nos cafés.

Diga-se ainda que aqui o Zé-povinho, que pode contribuir para a desgraça de um qualquer governo, é aquele mesmo povinho, no qual se engloba, do taberneiro ao banqueiro, do vigarista ao pseudo-moralista.

E como se não bastasse, também o nosso Ministro dos Negócios Estrangeiros, vem dizer que podemos regressar ao confronto U.E. versus EFTA, pois que esta coisa desta Europa, está a ser uma bronca. E por ali se ficou, com aquela “boca”, já que ninguém entende do assunto e no calar quando o assunto aquece, é que vai o ganho.

Não me importa que ataquem o que já disse neste texto, quer porque seja muito ou pouco, ou assim-assim, ou ignorância, ou olhe que não.

Eu só quero perceber, se numa noite de Inverno o país fugir para o mar, para além da ZEE - que já não me lembro se o outro comprou mais área desta, e se depois a loteou por área de construção, na antiga Feira Popular– e só depois descubra que afinal nem nadar, nem boiar sabia, este mesmo país de tantos descobridores marítimos.

Ò gente do tempoquepassa, o que é isto? É que de anedotas de mau gosto estou farto! Já bem basta os manjericos a €5, ou seja, um conto de réis, mais coisa, menos coisa, já que depois se pode dizer que a culpa dos preços altos é do Euro e não da gatunagem que por aí grassa.

S.O.S