Revista científica confirma estudo. Recebido de Epifânio Estrupa Caçapa. Com algumas censuras...
A prestigiada revista Nature, acaba de publicar um estudo efectuado em Portugal em que estabelece uma relação directa entre a idiossincrasia* dos políticos e os respectivos meios de locomoção. O Prof. P. Linha Vermelha destaca as principais conclusões: "… já sabíamos que Portugal tem os melhores carros da Europa - inclusivamente constituiu modelo para os Emiratos Árabes, o Dubai, o Eduardo dos Santos, o Dias Loureiro e o Avelino Ferreira Torres - mas agora conseguimos provar uma relação directa do carro com o tipo de idiossincrasia política…". Como? Perguntarão os leitores. A assistente-coordenadora Maria Rosado dá exemplos concretos: "…O Dr. Mário Soares, opta por uma comitiva fraccionada de Renaults 5 - carros velhos, mas que ainda vão andando não se sabe como, já bastante rodados e com paragens frequentes.
O Dr. Isaltino de Morais, mandou vir directamente da Suiça, um táxi com o Slogan "Oeiras Mais à Frente" de cores vermelha e branca; Paulo Portas, adquiriu veículos Umvee americanos, símbolos da força e da grandeza; já Carvalhas e Louçã optam por uma carroça de burros ou parelhas de bois respectivamente, com uma condição: ambos têm que ser guiados pela Ana Drago; Nuno da Câmara acompanha habitualmente um Ferrari - motor com muitos cavalos - representante da ilustre linhagem equídea lusitana;
Cavaco Silva adquiriu recentemente um Toyota Prius, motor bastante económico e híbrido - nunca se sabe se está parado ou a funcionar; os dirigentes do PNR conduzem habitualmente "quads" veículos versáteis de quatro rodas que passam por cima de tudo e todos; Alberto João possui uma quadriga romana puxada pelos PSD's da Madeira, símbolo reminiscente de totalista-césarista; ... ;
Marques Mendes, optou por um swatch-car [...]; Santana Lopes escolheu uma limusine Americana, open-air, com lugar para as refugiadas políticas da C.M.L. e tendo Pedro Granger como motorista; Carrilho não conduz: fica num kit WC-ORO, enquanto medita sobre um vídeo publicitário onde um monhê transforma, á paulada, um ferro velho num Citroên;
Rui Rio é o mais comedido: vai à boleia num dos 500 Mercedes SL, atribuído a cada um dos seus administradores públicos; Mariano Gago encontra-se em sabática no LNETI desde que viu há quinze anos o carro do filme "Back To The Future"; o Dr. Luís Amado, não anda de carro: simplesmente voa nos F-16 da F.A. - segundo parece tornou-se demasiado perigoso conduzir nas estradas pejadas de sindicalistas fricks das forças armadas e respectivas mulheres;
Já Jorge Sampaio optou por um Yaris acompanhado sempre por uma central de reciclagem móvel - ao que parece, pode sempre e a qualquer altura aborrecer-se e mandar reciclar ou mesmo dissolver o veículo as vezes que quiser; Manuel Monteiro é um indeciso: nunca sabe se vai de carro, de mota, a pé ou de bicicleta; o Eng. Mira Amaral por seu lado tem uma garagem recheada de veículos Porshe, Bentley, Ferrari, Maclaren F1 - a típica vida de quem é reformado da Administração Pública e não sabe o que fazer a tanto dinheiro; Pinto Balsemão, conduz um Honda Civic com Tunning e todo quitado no interior, com DVD, portátil, televisão, rádio, etc.; Avelino Ferreira Torres anda num Avelinomobile - imune a qualquer atentado à sua pessoa.
Finalmente, apontamos D. Sebastião que devia ser um travesti transgénico pois certamente comandava uma caravela e agora esperam que ele venha no ar num dia de nevoeiro….". Estes são os casos mais conhecidos. Sabe-se, entretanto, que Sá Fernandes vai interpor uma providência cautelar para impedir a publicação deste estudo pois considera que a sua Citroen Diane também mencionada na investigação não varia assim tanto entre os lados direito e esquerdo da Lei.
*Utilizamos uma expressão neutra, depois de consultarmos uma psicóloga clínica pós-graduada que apresenta com êxito programa de bola vermelha na TVI.
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