a Sobre o tempo que passa: Sobre o homem de sempre

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

6.1.06

Sobre o homem de sempre



Julgo que as marcas do tempo passado não me merecem hoje grandes rememorações, entre a fundação do "Expresso" em 1973, ou a do ELP, em 1975, dado que não me apetece perorar sobre o que aconteceu em 1838, quando Samuel Morse fez a primeira demonstração do telégrafo. Hoje foi dia de coloquiar na Universidade Lusíada, nas chamadas tertúlias de filosofia do direito, organizadas pelo José Artur Duarte Nogueira e pelo Eduardo Vera-Cruz, onde há cinco anos se juntam sempre oradores amigos, em "quodlibética" discussão, do Paulo Teixeira Pinto, que este ano faltou, ao Guilherme D'Oliveira Martins, passando pelo Ricardo Leite Pinto e pelo António Pedro Barbas Homem. Este anos foi sobre a questão do ambiente, onde lancei as tradicionais bicadas na modernidade e na pós-modernidade, principalmente nos filhos daquela vulgata que considera que o homem pode ser "maître et seigneur de la nature" e que nos levou a este suicida jogo de zoma zero.

Referi naturalmente a passagem desse modelo de exploração para o do construtivismo social que ousou fazer do homem "maître et seigneur de la societé", através daquela ideia de revolução que, desencadeada em 1789, se propagou no século XX tanto a 1917 como à contra-revolução de 1922, nessa mania de levantamento do "homem novo", não faltando um terror manipulado por novos instrumentos tecnológicos, onde a bomba atómica quase ameaçou substituir a guilhotina. Optei naturalmente pelo partido do "homem de sempre", invocando Leonardo Coimbra, denunciando os tais paradigmas dualistas da tese contra a antítese, que umas vezes se dizem da direita contra a esquerda e outras da natureza contra a cultura, do que está contra o que deve-ser, da essência contra a existência, para não falr dos que opõem o Norte contra o Sul ou os rurais contra os urbanos, reeditando o maniqueísmo da Cidade de Deus contra a Cidade do Diabo. Porque o mal e o bem não estão em sítios diversos, mas dentro de cada um de nós. Porque mesmo os sítios do bem têm pedaços de mal e os sítios do mal alguns excertos de bem. E nem o bem está apenas no reino dos céus ou na ilha sem lugar da utopia ou ideologia. E citando Jean Lartéguy até disse que todo o homem é uma guerra civil. Detesto os despotismos iluminados, mesmo quando são organizados por seitas vanguardistas ou pretensas classes feitas "intelligentzia".