a Sobre o tempo que passa: Relatório de actividades como professor catedrático

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

18.8.07

Relatório de actividades como professor catedrático

Tendo em vista o estabelecimento das raízes do acto de acaso procurado que, no postal anterior, denunciei, decidi cumprir, a título privado, o que manda a lei para uma instituição pública: a publicitação do meu relatório quinquenal de actividades como professor catedrático de 2001-2006, compreensivelmente não publicado por quem, a tal, é obrigado. Pode ser consultado, graças à disponibilidade da sociedade civil internacional, aqui.

Grande parte do arquivo, agora sujeito a "delete", está disponível à custa da minha própria bolsa neste lugar. Já previa a hipótese de limpamento de memórias por aquilo que Hannah Arendt qualificava como "o domínio do nínguém".

O projecto inicial do CEPP data de Abril de 2000. Também pode ser consultado aqui. Para que os arquivos públicos não façam novo "delete", publicitei também aqui excertos do relatório de execução material do projecto, cuja principal responsabilidade cabe a dois simples alunos das então licenciaturas.

Deixo o registo destas chaves de acesso a quem, hoje ou amanhã, se queira dedicar a viajar pelos kafkianos processos da nossa liberdade académica em tempo de muitos Pilatos.