a Sobre o tempo que passa: Fugir cá de baixo lá para cima

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

28.2.10

Fugir cá de baixo lá para cima



Se a mentira de alguns é horrorosa, mais grave é a fonte que a inspirou: a brutal traição dos que, insinuando, escondem a verdade e conspiram, permitindo que a falsa inteligência dos que nem legitimidade de título podem invocar e usurpam a casuística dos cargos de assessoria e adjûncia, para denegrirem a honra dos que vivem como pensam, com a legitimidade do exercício!

Os nomes não se confundem com as coisas nomeadas. E ai das instituições quando as ideias de obra são letra sem espírito, as regras de processo, pretextos para a persiganga e as invocações de comunidade, instrumentos de carreirismo e de terrorismo moral, praticando-se a intolerância, o fanatismo e a ignorância!

Teeteto (176 ab): "É preciso esforçarmo-nos por fugir o mais depressa possível cá de baixo lá para cima. Fugir é tornar-se semelhante a Deus tanto quanto for possível. Tornar-se semelhante a Deus é tornar-se justo e santo em espírito"