a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">As metamorfoses de um polvo e "monita secreta", em discreta retirada da livraria...</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

11.2.05

As metamorfoses de um polvo e "monita secreta", em discreta retirada da livraria...



Será verdade que deixou de estar disponível na livraria da Universidade Católica, o livro de José Eduardo Franco & Paulo de Assunção, "Metamorfoses de um polvo: Religião e política nos Regimentos da Inquisição Portuguesa (séculos XVI-XIX)"?

Será também verdade que idêntico pedido de retirada abrangeu "Monita Secreta. Instruções secretas dos Jesuítas: História de um Manual Conspiracionista"?

Que incómodo causaria esta edição bilingue em latim e português, do texto original das «Monita Secreta», bem como um estudo crítico da recepção e influência desta obra a nível europeu, onde a nova versão portuguesa do texto é de José Eduardo Franco e Paula Delgado, com introdução crítica de José Eduardo Franco e Christine Vogel?

Também parece ser verdade que José Eduardo Franco, pouco simpático para a aliança de integristas e protestantes vigente na travessa da Palma, continua a ser convidado por outras figuras mais teológicas da escola, como o Padre Peter Stilwell e D. Manuel Clemente. Nem toda a Igreja é certa Igreja. E nem todos os católicos são certos católicos.

Em breve enunciaremos outros processos de expedita limpeza, protagonizados por ex-militantes da esquerda revolucionária dos anos de 1974 e 1975, agora benzidos pelo decretino hierarquista. Também poderemos recuperar alguns excitantes processos de relação das Brigadas Revolucionárias com as pias de água benta, não para denunciar os meus amigos brigadistas, mas para recordar o que escondem alguns hierarcas, que tentam vestir a farpela dos novos inquisidores. Dos que mudando de sinal, mantêm o método e o subsolo dogmáticos. Amen. Ousai lutar, ousai vencer!