a Sobre o tempo que passa: Gato Fedorento na liderança do Partido Popular gera macumba nos Milagres

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

14.4.05

Gato Fedorento na liderança do Partido Popular gera macumba nos Milagres



Quando Pedro e Paulo nos abandonaram, condenaram a política a esta pasmaceira e geraram nos blogues esta improdutividade analítica. Basta reparar nas parcas novas, dizendo-se que Cavaco avança para Belém mas sem pressa, porque condições saídas do Congresso do PSD favorecem candidatura do antigo líder. Calendário tem em conta as eleições autárquicas e a revelação do nome da Esquerda. Já o director-geral dos Impostos, Paulo Moita Macedo, foi alvo de uma execução fiscal por dívidas sobre a contribuição autárquica (actual Imposto Municipal sobre Imóveis) de uma casa em Benavente, avança hoje o "Diário de Notícias". Por isso é que o presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, disse ontem à noite que já decidiu se vai ou não recandidatar-se à presidência da autarquia, mas só revelará publicamente o seu futuro "depois de falar com várias pessoas sobre essa decisão".

Vale-nos que José Manuel Pauliac Matos Chaves de Menezes Alves se apresenta hoje, perante os jornalistas, a anunciar a sua candidatura às próximas eleições para a Presidência da República. Por isso é que a Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE) apreendeu, no final da semana passada, cerca de 60 toneladas de bacalhau desfiado. Neste sentido, a Juventude Popular (JP) vai apresentar uma moção intitulada "Ah e tal, porque é jovem" - o famoso slogan do sketch dos Gato Fedorento - no congresso do CDS-PP de 23 e 24 de Abril, em Lisboa. Até porque os jovens democratas-cristãos pretendem desta forma pedir ao partido um "novo ciclo inclusivo, responsável, preparado e de alternativa". Por isso é que voltaram os rituais de macumba nos Milagres. Velas, cascas de ovo, milho, feijão, pevides, uma garrafa de cachaça, uma blusa completamente rasgada, beatas de cigarro e algumas canas de bambu foram encontrados ontem por alguns moradores da freguesia dos Milagres.