a Sobre o tempo que passa: Uma dessas anedotas que circula por "mail" e que vale a pena transcrever, com adaptações

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.4.05

Uma dessas anedotas que circula por "mail" e que vale a pena transcrever, com adaptações



Quando o novo Papa passou a usar "mail", geraram-se algumas complicações eclesiásticas:


- Santo Padre? É o José Policarpo. Oh, "pontifex", ajude-me aqui. Comprei um computador, mas não consigo entrar na Internet para experimentar o seu mail! Estará fechada?
- Desculpe?....
- Aquilo fecha a que horas?
- D. José, meteu a password?
- Sim! Quer dizer, copiei a do D. José Saraiva Martins.
- E não entra?
- Não, Santo Padre!
- Hmmm....deixe-me ver... qual é a password dele?
- Cinco estrelinhas...
- Oh, D. José!...Chaiça....Bom, deixe lá agora isso, depois eu explico-lhe. E o resto, funciona?
- Também não consigo imprimir! O computador diz: "Cannot find printer"! Não percebo, Santo Padre, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao monitor e o gajo sempre com a tal mensagem, que não consegue encontrá-la!
- Chaiça....Vamos tentar isto: desligue e torne a ligar e dê novamente ordem de impressão.
Policarpo desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.
- Santo Padre, já posso dar a ordem de impressão?
- Olhe lá, porque é que desligou o telefone?
- Desculpe, mas foi o Santo Padre que disse, espero que o meu voto tenha tido efeito útil?
- Chaiça...Dê lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.
- Dou a ordem por escrito? É uma carta apostólica normal?
- Oh, D. José...chaiça....Esqueça....Vamos fazer assim: clique no "Start" e depois...
- Mais devagar, mais devagar! Não sou o Bill Gates...
- Se calhar o melhor ainda é eu mandar aí o núncio...Olhe lá, e já tentou enviar um mail?
- Eu bem queria!, mas tem de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do "a".
- O circulozinho...pois.... Bom...vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faça assim: comece por fechar todas as janelas.
- Ok, espere aí...
- D. José?...está aí?
- Pronto, já fechei as janelas. Querereis que corra os cortinados também?
- Chaiça....Sente-se, OK? Está a ver aquela cruzinha em cima, no lado direito?
- Não tenho cá disso no Patriarcado!...
- Chaiça....chaiça....D. José, olhe para a porra do monitor e veja se me consegue ao menos dizer isto: o que é que diz na parte de baixo do écran?
- Samsung.
- Vá para o.... diabo.
- Santo Padre?... Santo Padre?...'Tá lá?...Desligou....