a Sobre o tempo que passa: A afundação da direita, sem olhos em bico

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

6.5.05

A afundação da direita, sem olhos em bico



A autorizada voz do semanário "Independente" acaba de comunicar aos frustrados lusitanos que "Norte-Americanos apoiam fundação de direita em Portugal. Capitão América. Paulo Portas quer criar uma fundação para a Direita. Um espaço de afirmação de liberais e conservadores contra a hegemonia da Esquerda. Nos EUA, recolhe apoios para o seu novo projecto político. Donald Rumsfeld, Frank Carlucci e John Palmer estão entre os apoiantes do futuro ‘think tank’ da Direita portuguesa".

Com Joseph Emmanuel in Europe, chegou a vez de Paul Doors substituir o papel até há pouco desempenhado por John Charles Sword, dado o investimento feito pelos Melos nos "Transatlantic Papers" dos PHDS Mr. Rat e Mr. Almade, dado que os outros "spins" estão na "left", desde a "hard", do Doctor Goodventure Gayport, à "soft", dos georgetowns Mary Carrillos e Nune Severians.



Tudo isto pouco terá a ver com outra notícia, segundo a qual o líder do PSD diz que autarca de Gondomar «não tem imagem de credibilidade» que quer para o partido. Decisão é política e não jurídica. Por isso, apoia Damasceno, arguida no Apito Dourado. De qualquer maneira, os que afundaram a direita, depois de não a verem refundada, parecem agora preferir a via fundacional, tentando copiar o modelo soarizante das fundações dos casinos de Stanley Ho que, entre o "Egoísta" e as passadas de Fernão Mentes Minto, lançaram um modelo de "thinkers" que vai transformar a pátria de Damião Góis no grande receptáculo ocidental das novas ideias conservadoras e liberais, dado que a democracia-cristã fica reservada para a Comunhão e Libertação e para o Opus Dei, seitas que já assentaram, profunda e profusamente, nos meandros dos grupos dirigidos por Luís Marques Mendes e José Ribeiro e Castro, infelizmente ainda presos aos mananciais directivos da Velha Europa, galicista e germanista. Consta que Artur Albarran será o próximo porta-voz da nova afundação que promete, desde já, mobilizar amplos sectores da blogosfera capitaleira e patriótica.