a Sobre o tempo que passa: Pela prudente reserva ecológica, com recurso à gaia ciência

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

15.5.05

Pela prudente reserva ecológica, com recurso à gaia ciência



Somos vítimas das nossas virtudes, que nos transformam numa mera função do todo social
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

Depois de ler no "Diário de Notícias" de hoje que Guedes e Telmo também modernizaram Gaia de Belmonte, no pós-eleições e antedatações sobre as Lezírias em Benavente, decidi reler A Gaia Ciência, de Nietzsche, essa procura do saber fundador e promotor da vida saudável e venturosa associada às qualidades pagãs como a robutez de corpo e mente, o espírito guerreiro, a coragem e a implacabilidade.

O que é a originalidade ? É ver qualquer coisa que ainda não tem nome e que, por isso, não pode ainda ser mencionada, embora esteja mesmo à frente dos olhos de toda a gente. A maioria das pessoas não consegue ver aquilo que não tem um nome. As pessoas originais são as que já deram (ou têm capacidade para dar) nomes às coisas
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, reconheceu, no Luxemburgo, que a situação orçamental portuguesa é "ainda pior" do que pensava anteriormente, estando o país confrontado com "uma crise orçamental grave". Por isso é que o PSD iniciou a sua regeneração moral, depois do afastamento de Isaltino e de Valentim, lançando a candidatura insuspeita de Nuno da Câmara Pereira à presidência da Câmara Municipal de Vila Viçosa nas eleições autárquicas de Outubro.



Um pensador é alguém que sabe como tornar as coisas mais simples do que aquilo que elas são na realidade.
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

O actual deputado do que foi o PPM tem, aliás, a vantagem de fazer o pleno da política porque, nas últimas autárquicas, foi o candidato do MPT a Sintra, sendo, sem dúvida, pela sua coerência de cordas vocais agronómicas, um excelente paradigma do que é a mendização do centro-esquerda, verdadeiramente social-democrata, graças aos esforços de aprofundamento doutrinário da vice-presidente Paula Teixeira da Cruz.



Quando aquilo que outros sabem (ou pensam que sabem) de nós nos assalta, compreendemos bem o seu maior poder. É mais fácil lidar com a nossa «má consciência» do que com a nossa má reputação.
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

Já os ex-ministros Luís Nobre Guedes e Telmo Correia, segundo o "Diário de Notícias", aprovaram, quatro dias após as eleições legislativas, um projecto turístico no Vale da Gaia, em Belmonte, através de uma declaração de interesse público. O empreendimento situa-se nuns terrenos que integram a Reserva Ecológica Nacional (REN).



Onde começa o bem e acaba o mal ? O reino da bondade começa onde a nossa imperfeita percepção deixa de notar o «impulso do mal» porque se tornou demasiado subtil; a partir desse ponto, o sentimento de que entramos no reino da bondade excita os nossos impulsos que se sentem ameaçados e limitados pelos «impulsos do mal»: os sentimentos de segurança, de conforto, de benevolência.
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

Vale-nos que o "Correio da Manhã" transcreve declarações de Gomes da Silva, o ex-ministro da agricultura, que defendeu que o processo das lezírias, ao longo dos anos, foi de “cedência” e “não de venda” e tem “características preocupantes”, pois levou à entrega de 507 hectares da Companhia das Lezírias (do Estado) a Portucale a 78 escudos o metro quadrado. “O objectivo acessório passou a ser o essencial”, disse o antigo ministro, lembrando que este processo levou a Companhia das Lezírias “a ficar dentro da Portucale”, do Grupo Espírito Santo (GES), hierarquizando-se os interesses imobiliários. O antigo governante considera que a relação de forças no acordo para-social entre Companhia das Lezírias, o GES e os ingleses foi-se alterando ao longo dos anos.



Em que é que eu acredito ? Acredito que os pesos de todas as coisas têm que ser novamente determinados.
(Nietzsche, A Gaia Ciência)

Sem meias palavras, o ex-ministro que revogou em 1995 um despacho do seu antecessor, Duarte Silva, para a aprovação de abate de sobreiros na mesma área, aponta ainda o dedo ao Executivo de coligação PSD/CDS-PP, colocando em xeque o memorando de técnicos da Direcção-geral de Florestas favorável ao ‘negócio’ que levou ao despacho governamental a favor da Portucale, datada de 29 de Dezembro, fazendo alusão ao afastamento de uma técnica que, ao longo de dez anos, se opôs ao abate de sobreiros. “ Foi exactamente a mesma técnica que me chamou a atenção há dez anos” para o despacho de Duarte Silva. E que, curiosamente, deixou de intervir nestes processos em Dezembro de 2004.