a Sobre o tempo que passa: Saltou a tampa da panela do cozido à portuguesa!

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

11.5.05

Saltou a tampa da panela do cozido à portuguesa!



Não há fome que não dê em fartura. Depois de um longo "black out" quanto a picantes notícias políticas, o poder judicial abriu a tampa da panela e a fervura que acompanhava a confecção do cozido à portuguesa espalhou-se por toda a praça pública, sujando a face de muita gente. Isto é, em Portugal, a investigação jornalística depende sempre do impulso dado pela primeira fuga ao segredo de justiça. Infelizmente, aquilo que devia ser objecto de uma séria e responsável investigação politológica, geral e abstracta, mostrando os meandros do sistema de financiamento partidário, mas de todos os partidos, ei-la que logo recai sobre os vencidos, quando estes estão vencidos.



Por isso, começo por viajar por outras notícias do dia. Reparo como o blogue "Causa Nossa" ameaça tornar-se na fonte de inspiração do novo ciclo do regime, depois das ameaças de saída de Luís Nazaré para um alto cargo do sector empresarial do Estado e de agora sabermos que Maria Manuel Leitão Marques tomou ontem posse como coordenadora da unidade de missão para a modernização administrativa.



Já o PSD, meio vencido, leu que António Marques Mendes, pai do actual líder do PSD, Luís Marques Mendes, terá escrito duas cartas a Valentim Loureiro, pedindo-lhe que colocasse um conhecido na Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A história foi ontem divulgada pelo jornal electrónico "Portugal Diário". Vencedor, o dito histórico socialista Manuel Alegre, que não esteve na fundação do PS, manifestou, terça-feira, em declarações à RTP-N, a sua indisponibilidade para, «nas presentes circunstâncias», se candidatar à Presidência da República. Espero que faça o mesmo que Telmo Correia, com melhores resultados, porque se ele disputasse a função com Cavaco Silva, eu votaria no autor da carta ao Manuelinho de Évora.

Vencedor inequívoco é Diogo Freitas do Amaral, depois de um dito cineasta português detido numa cadeia do Dubai desde 5 de Abril, ter sido libertado durante a tarde de ontem. Quantos Ivo Ferreira, não-cineastas e de nacionalidade portuguesa, haverá no mundo? ESpero que funcione o princípio da igualdade!



Quando ao cozido à portuguesa, com que começámos esta reflexão de hoje, notamos que, segundo avança o "Diário de Notícias", nos últimos meses, os investigadores "terão também recolhido outro tipo de indícios que alegadamente ligam os ex-dirigentes do CDS/PP a um alegado esquema de financiamento partidário. Ontem, o ex-ministro do Ambiente, Luís Nobre Guedes, e o ex-dirigente do CDS/PP Abel Pinheiro foram constituídos arguidos num processo de tráfico de influências relacionado com a autorização de construção de um empreendimento turístico em Benavente, que previa o abate de 2.605 sobreiros. Hoje, de acordo com o jornal, "antigos dirigentes do CDS/PP terão sido alvo de escutas telefónicas, as quais indiciaram a prática de crimes imputados". Paulo Portas parece que ainda continua nos "States", bem medalhado e não proferiu declarações sobre a matéria. No Largo do Caldas, só por um triz é que Telmo Correia não é actualmente presidente do partido.