a Sobre o tempo que passa: Antedatações, austeridades e jogos secreto-militares mui luso-tropicalientes

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

14.5.05

Antedatações, austeridades e jogos secreto-militares mui luso-tropicalientes



Segundo a edição 1698 do "Expresso", o despacho que viabilizou o abate de sobreiros para o fresco empreendimento de golfe das Lezírias, foi rubricado já depois das eleições, e não antes, como consta da data oficial (16 de Fevereiro). Documentação a que o jornal teve acesso revela que Castro Guedes foi o primeiro a subscrever, mas só na semana a seguir às legislativas apelou ao ministro açoriano e ao turístico Telmo, para rabiscarem com urgência o documento do abate. Por outras palavras, os adiantados mentais da velha nova direita continuaram a tradicional prática da antedatação com que se dão louvores aos motoristas, assessores, secretárias e avençados. No mesmo semanário, pode ler-se que o ministro das Finanças propôs ao Governo um conjunto de acções extraordinárias que chocaram vários ministros. Entre outras medidas, Campos e Cunha advogou o encerramento de serviços do Estado, o aumento do imposto sobre os combustíveis, a introdução de portagens em algumas Scut, o adiamento de grandes projectos públicos e a redução do período de subsídio ao desemprego. Isto é, a memória do ex-governo de direita transforma-se em frangalhos, enquanto as intenções do actual governo de esquerda continuam em ritmo de alhos e bugalhos.



Já jornais do Norte anunciam que a distrital social-democrata do Porto aprova hoje por voto secreto a candidatura de Valentim Loureiro à Câmara de Gondomar, para gáudio de um conhecido luso-negociante, encarregado das coordenações telecomunicantes do processo da mendização. Aí também pode ler-se que comerciantes, industriais e feirantes de vários concelhos do Norte manifestaram-se em Varziela, Vila do Conde, onde há mais de 100 armazéns de produtos chineses, queixando-se de concorrência desleal e da recente eleição do novo presidente da OMC, protestando particularmente contra artigos recentes de João César das Neves sobre a liberdade de comércio e adefesa dos olhos em bico, com procissão das velas. Já os neo-democrata-cristãos do CDS não vão apoiar a candidatura de Avelino Ferreira Torres, que já se apresentou como independente na corrida à Câmara de Amarante. Segundo dizem as más línguas, a celebridade da quinta terá proposto a restauração do movimento contra os copinhos de leite e os queques da linha, enquanto Isaltino duvida quanto ao arranque da acção anti-barbies e os pastéis de Belém sem nata, fabricados na Confederação Helvética, por poderem confundir Helena Lopes da Costa com Paula Teixeira da Cruz. O Partido Popular das Regiões seguirá dentro de momentos, após estas breves interrupções de delírio partidocrático e qualquer coincidência com a realidade não passará de exercício de ficção.



Noutros jornais, agora do Sul, vê-se que a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, afirmou ontem que a actividade de investigação criminal e os tribunais podem ser influenciados por “qualquer governo” e ainda que muitas das mega-investigações actualmente em curso só são possíveis colocando os funcionários “no pico da exaustão”, furando a decretada gerve de zelo do movimento dos magistrados contra o fim dos dois meses de férias judiciosas. Enquanto isto, a "Rádio Renascença" informa que quatro partidos da Guiné-Bissau, satelitizados por Kumba Ialá, pediram aos militares para tomarem o poder, alegadamente porque o mandato do actual Presidente já chegou ao fim. Pode também ler-se num semanário publicado em Gorée, nos arredores marítimos de Dakar, que um antigo cônsul da Guiné-Bissau no Porto recebeu por estes dias, a inesperada visita do secretário "offstate" que aterrou perto do sítio do fim do "rally", em Gondemère, a bordo do governamental "Cessna", que também transportava um conhecido militar das secretas, adepto do Bonnevue, a fim de ser ultimado um relatório sobre os acontecimentos de Conacri, onde Nino Vieira tem uma quinta de recreio. Consta que tudo não passa de um ensaio sobre a edição de uma "Play Station" com jogos político-militares luso-tropicalientes, incluindo desembarques, cujo enredo será publicado na revista "Atlantic Affairs", prefaciados em exclusivo por um assessor de Donald Rumsfeld e por um adjunto de Jacques Chirac, com o patrocínio da secção escrivá de um conhecido banco para a cooperação, o desenvolvimento e as apostas desportivas.