a Sobre o tempo que passa: E um avô num verão anoitecendo. Recebido de T.C.R.V.

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

17.6.05

E um avô num verão anoitecendo. Recebido de T.C.R.V.



E um avô num verão anoitecendo

Disse:

Já estou a ficar velho, ainda que tenha esta figura fixa sem idade. Mas não sei de que valha imaginar um outro ser incólume e perfeito que da minha substância seja feito.



Também, e para todos os que neste mundo e neste lugar, somam os anos de uma vida do já tudo pensado e considerado, ainda assim, não aceitem nunca de fiado, um exímio salto, pois que o hão-de perder e faltará novamente o que vos falta.

Cumprindo ritos antigos, visitemos todos, as obras milenares da nossa espécie, e delas retiremos o que se possa meter em livro, e ser sucesso.



No pólo oposto à ideia de Deus de Israel e de outros Deuses do deserto, ciumentos e severos, encontra-se sempre em nós, ou muito perto, a possibilidade de criarmos muitos dias em que cada um de nós se sinta deus-menino.

E quem assim vos fala por palavras emprestadas a este meu vocabulário, só não sabe explicar, como qualquer ser que nos rasga o peito, desconhece, que, dentro dele fica preso, qual lagarta no casulo, sem ar que lhe acuda por tal feito.



Ide deitar-vos e descansai de mim, pois que hoje dormirei sob os arcos de um arco-íris ofertados por meu avô que num verão anoitecendo me segredou:

Toma os meus olhos que tanto os quero abrir nos teus!

T. C. R. V.

As duas últimas imagens picadas em http://www.fineartandframing.com/index.html?html/a_judeen.html~main