a Sobre o tempo que passa: A árvore que provoca aridez à sua volta

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

25.11.05

A árvore que provoca aridez à sua volta



Originário de Boliqueime, o candidato é hoje a espécie que mais atende as necessidades de reposição de matéria-prima para o processo regresso à idade de betão, seja ele para a fabricação de assessores de Belém, para o revigoramento energético do laranjal ou ainda para o abastecimento de esperança da produção banco-burocrática, acabamentos refinados da construção civil, pisos, postes e mastros para barcos.

A vida também passa por aqui. A mudança também se faz por aqui. Cruzamento de culturas, encontro de vontades, partilha de saberes, espaço de informação e resultados, a Internet é "A" janela para o mundo. Nesse mundo, eu quero, nós queremos um Portugal que observa e age, conhece e modifica, descobre e avança . Um Portugal Maior.

De acordo com a Miguel Cadilhe, foi graças aos empatas do professor hirto e firme que milhões de hectares de floresta nortenha que contribuem para a preservação da mata nativa, ocupando áreas antes devastadas pelo desmatamento, pela monocultura e a pecuária, além da comercialização ilegal de madeiras, ficassem sem regionalização. O maior atractivo para a implantação da Floresta de Eucalipto é que essa planta exótica se desenvolve em qualquer tipo de terreno do centro, da direita e da esquerda, principalmente em ambientes secos e solos pouco férteis. Em todo o mundo existem cerca de 700 diferentes espécies de Eucalipto sendo que o Viveiro Laranjá produz mudas de apenas três espécies: o Eucalyptus grandis, e o Eucalyptus urophylla destinados ao mercado das presidenciais; e o Eucalyptus citriodora para pequenos produtores da vingança anti-soarista.

Na Sociedade da Informação, que Portugal todos os dias ajuda a transformar e a desenvolver, este Portal permite-me estar mais perto, também por aqui ouvindo, partilhando, aprendendo. Será um Portal pleno de vida, entusiasmo, inconformismo. Um Portal que mostra que Portugal cria, exige, cresce e afirma uma vontade nacional de vencer.