a Sobre o tempo que passa: Da bajulação ao desencanto, ou de como as placas tectónicas se espreguiçam no banco dito da Josefina

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

11.1.06

Da bajulação ao desencanto, ou de como as placas tectónicas se espreguiçam no banco dito da Josefina



Quando os que eram bajulados sofrem agora, mimadamente, o desencato serôdio dos eternos vingativos, reparo que um russo qualquer, trazido para o pedibola dos águias, disse, numa entrevista concedida a um jornal de Moscovo, que Portugal está atrasado vinte anos, enquanto reparo como são enternecedores dos doutos depoimentos prestados por algumas personalidades militaruscas, catedratais e banqueirais, ungidas pela avença e pelas aposentadorias, à grande frente de defesa do candidato que vai à frente das sondagens, para a presidência deste sistema devorista.

Vale-nos que o célebre PSL, sem procurar construir um partido PSL-PP de centro-direita, ainda anda por aí e acaba de anunciar que o tal candidato à entronização cavaqueira poderá ser causador de instabilidade, obrigando os partidos de centro-direita a um papel limitado no futuro.

Mais grave é, contudo, a circunstância de socialistas democráticos e sociais-democratas, que são, mais ou menos, oitenta por cento dos que nos têm representado e que em nós têm mandado, nos últimos trinta anos, anunciarem que chegou à falência a criatura assistencial que geraram. Porque os criadores da dita cuja, como autênticos bombeiros-pirómanos, assumem, desde já, o exclusivo dos remédios para a grave doença, prometendo a manutenção daquela estratégia terapêutica que nos conduziu à derrota. O povo vai, de certeza, votar em massa em Cavaco, Alegre e Soares, para que as pensões sejam recebidas, nem que seja em papel de embrulho. Porque nem tudo o que luz é necessariamente aurífero e nem tudo o que é gripe vem necessariamente das galinhas.

Até porque a zona de confronto das placas tectónicas, dita Josefina, que fica no mar, a quinhentos quilómetros a oeste do Cabo de São Vicente, continua a espreguiçar-se. Foi apenas mais um bocejo de dois pontos na escala de Mercali, onde o máximo é de doze. E mais não foi do que uma simples réplica, escalrecem-nos sos sismólogos de serviço.