a Sobre o tempo que passa: Este péssimo regime, talvez o menos péssimo de todos os que temos tido

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

25.4.06

Este péssimo regime, talvez o menos péssimo de todos os que temos tido

Vinte e cinco de Abril, coisa que já havia antes da movimentação dos cravos. Porque foi no ano da graça de 1835, nesta data, que se emitiu a lei de criação dos distritos. Porque foi nesta data do ano de 1917 que surgiu o último governo de Afonso Costa, derrubado pela movimentação dezembrista de Sidónio. Porque foi nesta data, mas do ano de 1790 que Daniel Defoe publicou "Robinson Crusoe".

E porque um ano depois do 25 de Abril de 1974 aconteceu o 25 de Abril de 1975, o das eleições para a constituinte, desencandeando-se um processo complexo onde todos fomos autores e actores. O resultado é este péssimo regime, talvez o menos péssimo de todos os que temos tido. Apesar de tudo, ainda era capaz de o defender contra regressos autoritários ou vanguardismos revolucionários. De armas na mão, mais uma vez.