a Sobre o tempo que passa: Algumas notas, retiradas da cartilha de Sá de Miranda, segundo a qual vencer é ser vencido

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

25.6.08

Algumas notas, retiradas da cartilha de Sá de Miranda, segundo a qual vencer é ser vencido


Apesar de tudo, ainda tenho tempo para espreitar notícias ditas nacionais. Reparo que há um ministro destacado para desancar na líder da oposição, a ver se ela cai na esparrela de responder à provocação: desta é um tal que veio do PCP, que assim exerce a função de Correia de Campos contra Paulo Portas. Noto que outra ministerial figura, do alto da sua função de funcionário da UE, diz que o governo está a ser vítima de um ataque concertado da direita conservadora e da extrema-esquerda, assim qualificando as organizações sociais representativas do sector agro-alimentar. Já uma terceira, a personalidade que pôs na rua, contra ela, cem mil profissionais do sector que tutela, continua a teorizar contra os profissionais do pessimismo. Todos reavivam certo discurso do velho Estado Novo contra os reviralhistas, os tais que não queriam confundir as obras e reformas do "ancien régime" com as maravilhas daquela idade que pretendia ter atingido o promontório dos séculos. Vale-nos que um foragido foi transformado em herói nacional pelos telejornais de todas as televisões, que assim se concertaram para darem guarida a um "agenda setting" do mesmo estilo com que certos britânicos nos brindaram com o caso Maddie...


Por outras palavras, o poder, encasulado na sua formal maioria absoluta, continua a julgar que é possível gerir o poder pelo poder, distribuindo migalhas por todos os esfomeados que se aproximam da mesa do orçamento. O poder do estado a que chegámos retoma as lições do velho "raposa" Rodrigo da Fonseca, esse técnico da politiquice que aconselhava os governantes a tornarem os opositores de ontem em comensais, para que todos se banqueteassem com os devoristas. Não tarda que chegue aos desespero ético de um José Luciano e que proclame: não é o meu partido que me leva ao poder, sou eu que levo o meu partido ao poder.


Mais: o poder sabe de ciência certa que as patuleias apenas são ocasionais e que se estiver aflito sempre pode dizer, como Saldanha, que a Europa tem de intervir para nos livrar de uma manobra miguelista, mesmo que o grosso da coluna dos revoltados venha a ser capitaneada por Sá da Bandeira, mobilizando todos os setembristas que não seguiram o viracasaquismo dos Cabrais. Haverá sempre uma divisão militar comandada por Concha e uma esquadra britânica que, manobrada pelo Paço, nos obrigará à vergonha da convenção do Gramido. Aliás, Cristóvão de Moura continua a prosperar na alta burocracia dos Habsburgos e o Miguel Vasconcelos, que ainda não foi adequadamente defenestrado, vai elaborando todos os pareceres jurídicos que sejam necessários para que Filipe II possa dizer, no fim do passeio, que nos herdou, comprou e invadiu.


Não há nada de novo debaixo do tal sol que continua a não deixar que o olhemos de frente. Esta continuidade pós-autoritária e pós-totalitária, ao não educar para a cidadania dos homens livres, preferindo a estatística dos exames facilitados, impediu que cada um espremesse gota a gota o escravo que permanece dentro de nós. Logo, poderemos concluir, que a culpa de conservarmos esta escravatura doce, apenas está na circunstância de não haver a necessária revolta de escravos, só para parafrasearmos Tchekov e Beaumarchais, os tais que não tiveram que tecer loas à existência de Mário Lino, Jaime Silva e Maria de Lurdes Rodrigues, pessoas de inequívoco perfil de esquerda que, ipso facto, se julgam detentores do monopólio de uma ética antifascista, um pouco à imagem e semelhança dos tais Cabrais e das respectivas "restaurations" dos "anciens régimes".


Apenas esquecem que, do mesmo mal, padeceram antigos ministros de Salazar que lavavam as mãos como Pilatos, só porque, aos dezoito anos, tinham o carimbo de esquerdistas. Porque eles atingiram o despudor da total ausência da verdadeira ética republicana, aquela que Kant identificou como o imperativo categórico, quando praticando descaradas ilegalidades, injustiças e persigangas, típicas do despotismo ministerial, conseguiam, pela emissão de adequada literatura de justificação, assumir a dimensão de música celestial, que a jagunçada dos servos ia propagandeando. Aliás, tinham cuidado de deixar as cacetadas para os serviçais e feitores e sempre podiam mostrar que as respectivas mãos de macho de cabra estavam dotadas da necessária limpeza de sangue.


Basta ver como em certas esquinas do nosso micro-autoritarismo sub-estatal continua a mesma música celestial, cantarolada pelos mesmos sacristães que perderam o sentido dos gestos, mas que têm o mérito dessa moral de sucesso, do poder pelo poder, congregando numa grande união nacional, estalinistas que se pintaram de democratas, fascistas cobardes que nem ao pós-fascismo aderem e outros tantos deste neocabralismo, a quem pedem serviços de neopidismo denunciante, com muita água benta e dobragem da espinhela. Ai dos que seguem o velho partido de Sá de Miranda, do antes quebrar que torcer, que homens da Corte não podem nem querem ser... só porque consideram que as leis universais só podem ser emitidas pelo exemplo das condutas de cada um, quando cada um ousa viver como pensa, mesmo quando se assume do contra e quer dar o exemplo do risco de viver cada uma das suas horas como se fosse a última. Os tais doidinhos que, neste tempo de homens lúcidos e situacionistas, têm a lucidez daquela ingenuidade que os obriga a ser do contra, mesmo quando foram os primeiros convidados para a tal mesa do orçamento... Só que leram Fernando Pessoa e sabem que vencer é ser vencido...

PS: Agradeço a um p
roletário no Sector da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas, a transcrição global que faz de uma entrevista minha que ontem foi publicada no semanário "O Diabo". Contudo, não conegui abrir as declarações que prestei ao Meia Hora.