a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">A profundidade do nosso debate europeu</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

23.11.04

A profundidade do nosso debate europeu


Silva e Seguro tentam segurar Sampaio para este não se estatelar nas silvas referendais

Rui Gomes da Silva considerou que «ficou claro quem deverá ser responsabilizado por se ter acantonado numa inflexibilidade que esperamos não impeça a realização do referendo», numa referência ao PS (foi há dias).

O socialista António José Seguro esclareceu que avaliará «politicamente qual for a decisão que respeitaremos do Tribunal Constitucional», e que defendeu que a pergunta é «objectiva, clara e precisa» (foi há dias).

Rui Gomes da Silva demarcou-se da pergunta aprovada para o referendo (foi hoje). Santana confirmou ao fim da noite.

António José Seguro disse que a mudança de posição do Governo é uma infantilidade (também foi hoje).

Francisco Louçã acusou Governo de irresponsabilidade (foi há umas horas).

O Presidente da República considerou ser prematuro pronunciar-se em relação à pergunta para o referendo sobre a Constituição Europeia. Questionado esta segunda-feira pelos jornalistas, Jorge Sampaio defendeu que ainda não é a altura certa para se falar sobre o assunto, depois de, nos últimos dias, se terem multiplicado as críticas à falta de clareza da pergunta.

Pedro Santana Lopes deu uma entrevista a Judite de Sousa (agora). O dedo mexeu muito. Não vi a pulseirinha do astral. "Não se pode falar antes de acontecer". Mas mostrou "ao país e a essa canalha que rosna pelas esquinas que nada devia e que nada temia.E para isso deu ordens para que essas brigadas em formação, essas falanges do bem e da justiça que vão acabar de vez com a fraude fiscal começassem por demonstrar o seu engenho e a sua arte examinando a sua situação fiscal: as suas declarações, as suas contas bancárias ou seus rendimentos, as suas despesas nos últimos anos". "Só Deus sabe de nós todos". Mas também não disse nada sobre o tribunal de Cascais andar anos a tentar notificar um actual ministro

Alguém disse: "menti, menti, que da mentira alguma coisa fica". Só que quem cala nada diz.