a Sobre o tempo que passa: <span style="font-family:georgia;color:red;">O nosso laço de pertença à esperança. De M. Teresa Bracinha Vieira</span>

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

19.12.04

O nosso laço de pertença à esperança. De M. Teresa Bracinha Vieira

Image Hosted by ImageShack.us

À nossa memória de mundo sempre esteve ligada a reconquista das coisas-cerne que ao Homem trazem a possibilidade de um futuro que no amanhã, logo pela manhã, nos acalente a exígua hipótese que seja, de um renascer da esperança.

Há que dar uma importância fundamental ao desejo ou à vontade de acreditar na raiz primordial de uma legítima e ardente expectativa, na luta dos olhos por um mundo melhor.

Há que dar a nós próprios o direito de nos extasiarmos pela paisagem que um cume de montanha nos pode oferecer, sobretudo se formos capazes de imaginar, o que seria de nós se tivéssemos ficado no antes, na doença do não ir.

Quero crer que se a consciência de cada um apelar, ao impulso vital, que ainda assim se debate em nós, tentando superar o desencontro que dilacera o distanciamento humano do empenho de viver com a auto-promessa de cada um à vida, vida que cada ser tem por irrepetível, então, consolidada estará a luta pelo nosso inequívoco laço de pertença à esperança.

Os conceitos de sociedade, comunidade, povo, nação, são frequentemente utilizados por quem exerce um certo tipo de poder e, por isso, podem tornar-se excessivamente conotados com realidades aprisionadas, às quais se não afeiçoa a esperança, pelo menos sentida com o dinamismo oposto de quem não quer aguardar esmolas de probabilidades.




A relevância política da ideia contida no esperançar, mormente por parte de quem, pelo seu próprio projecto, intenta uma análise serena da realidade existente e a faz veicular consistentemente ao espaço interior de cada um, assume a influência diferenciada e decisiva à coesão, tão necessária nos dias de hoje, para que os Homens lutem pelo legítimo poder de acreditar nos objectivos centrais que clamam pela sua própria identidade, opondo-se à sistemática postura do acto de tudo permitir, inclusive a própria violência que lhes rouba a cor dos dias.

Não é possível que continuemos a consentir que as rugas da alma se devam ao forjar alheio e vertido na vida de cada um de nós e à operacionalidade que dele se pode fazer, utilizando a fragilidade que os Homens enfrentam no face-a-face de tudo o que os torna infelizes.

A dignidade de cada Ser assenta também neste sentimento, pleno de afectos, que é a pertença conducente à espontânea participação dos homens no imperativo de enfim se prometerem à vida.

Se é certo que os Homens também são urdidos pelos seus hábitos, pois que deixem de tolerar digestões tão lentas àqueles que lhas impõem com a regularidade nefasta que tanto, mas tanto os faz encolher, mirrar até ao desalento e à síncope de uma justa aspiração.

Eu tenho saudade da esperança.

Eu tenho saudade da liberdade de ter esperança!

Sejamos capazes de superar as dificuldades das difíceis provas a que alguns mundos nos submetem. São estas que nos dão o sentido do valor e se sustentam no mérito com que cada um as conquista.

O nosso laço de pertença à esperança, reside na força com que somos capazes de o defender e pelo que por ele se constrói e nos une.

O nosso laço de pertença à dinâmica da esperança é movido por um ideal. O ideal de quem ainda é, muito justamente sôfrego, pelo reanimar da sua vida e das vidas que o rodeiam.



E o mundo está disposto a dar-nos esta oportunidade entusiástica, se a nossa robustez de vontade for férrea, por consistir numa profunda necessidade de mudança; por residir na consciência de problemas de interesse geral que têm a ver com o destino e o futuro comum da humanidade.

Porque também a esperança nunca se atraiçoa, assim se saiba como se projecta um futuro; assim se envolvam laços de sangue e de lugar, de substracto humano e de participação numa ideia forte exercida a partir da raiz de cada um de nós.

Este o nosso laço de pertença à esperança! Tão perturbadora quanto legítima.



M. Teresa Bracinha Vieira