a Sobre o tempo que passa: Revolta e telurismo, em feminino

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

22.8.05

Revolta e telurismo, em feminino

Image hosted by TinyPic.com

Imagem picada em Platero

Dizem-me que sim, Coimbra está a arder. O ar está irrespirável, o sol eclipsado, o chão juncado de cinzas. As gentes perdem e perdem-se. O país é consumido pelo fogo, sem meios técnicos de luta. Mas tentaram ter ou teremos submarinos... Acrescentam-me que sim, os dias estão para os oligarcas da política de saldo que não há meio de entrar em liquidação total. E não implodem com a facilidade de um ovo sem conteúdo. Quem os apoia também nunca teve gema.

Volto a página dos mails e leio: Olá ... Espero que esteja tudo bem e penso que sim, pelo religioso acompanhamento que faço dos seus escritos diários. Há uns dias, ... escreveu qualquer coisa como: mesmo que pensemos e sintamos, por vezes, que estamos sozinhos que isso não é verdade; e eu dei-lhe imediata razão, todo o apoio, esbocei um sorriso alegre e fiquei a pensar nisso, tal como o vinha fazendo de uns tempos para cá, pelas íntimas conversas com as escassas pessoas com quem me relaciono a esse nível (porque, infelizmente, nos dias que correm até o mundo das amizades é um mundo enganoso e superficial). Porém, não sei se é bem assim. Já me sinto bem mais calma.

... Aconteceu que fui lá visitar XXX e chocou-me ver logo o estado de subnutrição em que se encontrara, sabendo para mais que tinha estado no hospital zzzz com problemas de desidratação. Revoltou-me como fui tratada pela única incompetente que encontrei nos dois pavilhões inteiros e mais a besta do enfermeiro que depois de eu sair da vista deles ainda se puseram a gozar... Revolta-me a incúria de quem não percebe ou não quer perceber... Não existe calma... tratam-nos com brusquidão... não estão presentes nunca... não ligam à campainha.... não têm o mínimo de formação, de boa vontade, só querem o deles ao fim do mês, se fazem o trabalho como deve ser isso também não interessa porque a maioria está lá despejada pela família e os outros são todos enganados e ludibriados por ignorância, a santa ignorância, a coisa que eu mais abomino! Vi e senti a tristeza de XXX... os seus olhos pediam auxílio, mas da morte ninguém se pode livrar e penso que aquela ânsia de continuar a viver mesmo para alguém acamado, também estava lá.

Fartei-me de chorar...de revolta...de alguma impotência que senti. Agora é tempo de acção, antes que seja tarde demais...para tentar propiciar aquilo que qualquer ser humano deveria ter como instituído para o fim dos seus dias. Vi lá hoje coisas lamentáveis e abomináveis, como uma senhora deitada num quarto toda nua, num sofrimento horrível... um senhor em cadeira de rodas interpelou-me para o ajudar a vestir aquilo que afinal descobri ser um lençol, e tudo isto me deixou desnorteada; e foi aquele um sítio visitado pelo presidente Sampaio como obra a continuar!

Image hosted by TinyPic.com
Imagem picada em Platero

Pois, que engana, isso engana... , nós, infelizmente e cada vez mais, quer queiramos quer não estamos sozinhos e o pouco que podemos fazer para tentar mudar isso está no modo como nos relacionamos com a nossa família, quando somos velhos os nossos filhos (para os que os têm) têm que ser bem educados e muito boas pessoas, senão os últimos dias da vida de uma pessoa, que julgo serem os piores, um inferno e uma tormenta se tornarão... Infelizmente isto é tudo muito triste...E mais triste é saber que é tudo culpa do valor que dão ao dinheiro...aquela ganância mesquinha das pessoas, de pisarem os outros e de se lamentarem continuamente, da inveja, do mal-dizer...por isso me sinto farta, e cansada, extremamente farta...deste povo e do bando de QQQQ... que eles lá põem em cima, aqueles que nos governam, e os outros, os imbecis do pseudo jet set, as figuras públicas idolatradas pelos idiotas e ignorantes que os que designam como tal ... , peço-lhe desculpas, por poder estar a usar uma linguagem mais agressiva e rude, se isso o ofender, mas a verdade é que muitas vezes sinto que estou rodeada de imbecilidade que se propaga à velocidade da luz, por todos os lados ....

Finalmente, outra reacção de quem persiste no anonimato: Partilho a revolta e sinto a beleza profunda, telúrica e etérea, das imagens que a traduzem. Mas que também observa: Não conhecia Mo Mowlam.Soube dela com a sua morte.Às vezes acontece. Nas palavras de M.T.B.V. descobri uma mulher com a força cósmica da razão sentida e sofrida.Vi a política e a lutadora.Fiquei a admirar a Mulher.