a Sobre o tempo que passa: Autárquicas e a ameaça do "out of control"

Sobre o tempo que passa

Espremer, gota a gota, o escravo que mantemos escondido dentro de nós. Porque nós inventámos o Estado de Direito, para deixarmos de ter um dono, como dizia Plínio. Basta que não tenhamos medo, conforme o projecto de Étienne la Boétie: "n'ayez pas peur". Na "servitude volontaire" o grande ou pequeno tirano apenas têm o poder que se lhes dá...

5.10.05

Autárquicas e a ameaça do "out of control"



Sócrates começa a enrouquecer demais, numa campanha que o ameaça derrotar, Alegre torna-se num breve indisciplinador colectivo, em nome do bom senso, isto é, dizendo em voz alta o que todos proclamam em surdina. E a palavra emitida torna-se de tal maneira incómoda que logo os interesses instalados, através dos respectivos opinadores oficiosos, tentam desarmadilhar um terreno, infelizmente dramatizado pelo populismo.

Por outras palavras, a turbulência ameaça ficar "out of control" e o situacionismo não pode envolver-se numa espiral que signifique um "point of non return". É por esta e por outras que vou preparando a minha campanha para a junta de paróquia da Senhora do Ó, agradecendo sugestões para o meu vitorioso caderno reivindicativo.



Para já, prometo distribuir mangueiras e extintores portáteis por todos os quintais da terra, bem como instalar no adro da igreja um adequado carro de praça, que nos livre da ditadura da vila, sede de concelho. Estou mesmo tentado a convidar o melhor tribuno da III República a vir cá fazer uma breve sessão de esclarecimento presidencial, assegurando-lhe mais presenças na sala do que aquelas que ele conseguiu mobilizar para Viseu. Estou também a pensar instalar vinte piscinas na terreola e arredores, embora ainda não tenha estudado o tamanho das ditas. Preciso, contudo, rapidamente, de um qualquer notável que esteja disponível para assegurar a presidência da assembleia de freguesia.